Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Grécia retoma gradualmente tráfego ferroviário a partir de 22 de março

O tráfico ferroviário na Grécia vai ser retomado gradualmente a partir de 22 de março, três semanas após o grave acidente de comboio de 28 de fevereiro que provocou 57 mortos, indicou hoje o ministro dos Transportes, George Gerapetritis.

Grécia retoma gradualmente tráfego ferroviário a partir de 22 de março
Notícias ao Minuto

18:18 - 14/03/23 por Lusa

Mundo Grécia

O tráfico ferroviário, que foi interrompido após a colisão frontal de dois comboios em Tempe, a 350 quilómetros de Atenas, "vai ser retomada gradualmente a partir de 22 de março", indicou Gerapetritis, citado num comunicado dos caminhos-de-ferro.

A nota informativa precisa que o tráfico será retomado inicialmente "com o comboio interurbano [de passageiros] que faz a ligação entre o porto do Pireu, perto de Atenas, ao aeroporto internacional" Eleftherios Venizelos na capital grega, mas também com o comboio de mercadorias que liga Thriasio na província de Ática a Salónica (norte) e com os comboios regionais no norte do país.

Em 27 de março serão os comboios locais que estabelecem a ligação das cidades do Peloponeso (sudoeste) que vão recomeçar a atividade, enquanto o tráfego de passageiros que liga Atenas e Salónica apenas será retomado em 01 de abril.

Foi no meio desta linha, perto da cidade de Larissa (centro), que ocorreu em 28 de fevereiro a colisão entre um comboio de passageiros e um comboio de mercadorias, o pior acidente que a Grécia registou nos últimos anos.

Este acidente foi essencialmente atribuído a "um erro" do chefe da estação de Larissa, que foi indiciado e colocado em prisão preventiva.

No entanto, o acidente revelou as "patologias crónicas motivadas por omissões ou pela indiferença" dos governos nos últimos anos e suscitou uma forte reação popular no país contra o atual Governo conservador, que prescindiu de proceder à modernização da segurança dos caminhos-de-ferro gregos.

Leia Também: Primeiro-ministro grego diz que tensão com Turquia diminuiu após desastre

Recomendados para si

;
Campo obrigatório