Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Incidente no Mar Negro foi "inseguro e pouco profissional", dizem EUA

John Kirby reagiu ao incidente que envolveu, esta terça-feira, um caça russo Su-27 e um drone de vigilância norte-americano, que resultou na perda dos dois aparelhos.

Incidente no Mar Negro foi "inseguro e pouco profissional", dizem EUA
Notícias ao Minuto

17:40 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, considerou que o incidente que ocorreu, esta tarde, em águas internacionais, e que envolveu um caça russo Su-27 e um drone de vigilância norte-americano, foi "inseguro e pouco profissional", reporta a Sky News.

A Força Aérea, segundo relata a AFP, revelou que o caça russo cortou a hélice do drone, o que forçou os Estados Unidos a abater a aeronave sobre o Mar Negro.

John Kirby veio, entretanto, notar que embora tenham já existido interações desta natureza anteriormente, esta foi digna de registo pelo facto de ter sido "insegura e pouco profissional" - resultando na queda de um drone norte-americano. "Portanto, é única a esse respeito", acrescentou ainda.

O porta-voz acrescentou, ainda, que o Departamento de Estado norte-americano dará a conhecer, aos homólogos russos, as suas preocupações relativamente a esta situação.

As declarações de John Kirby surgem após ter sido noticiado que um caça russo colidiu esta terça-feira, em pleno espaço aéreo internacional, com um drone norte-americano que sobrevoava o Mar Negro.

Segundo a informação avançada pela Sky News, dois aviões russos Su-27 tinham já tentado intercetar o drone norte-americano MQ-9 - tendo, inclusive, despejado combustível na sua frente várias vezes antes do choque.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Radares e navios 'caça-minas'. Países Baixos reforçam apoio a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório