Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Morreu veterano do Dia D que mentiu sobre a idade para se alistar

Ernie Sedgwick era um dos últimos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial e um dos poucos homens que esteve na Normandia, em Dunquerque, em Arnhem e no Canal do Suez.

Morreu veterano do Dia D que mentiu sobre a idade para se alistar
Notícias ao Minuto

09:52 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Segunda Guerra Mundial

Com a Segunda Guerra Mundial a dois anos do seu início, Ernie Sedgwick, então com 16 anos, decidiu mentir sobre a sua idade de modo a alistar-se nas forças britânicas. Depois de uma vida marcada por alguns dos mais importantes acontecimentos militares do século XX, Sedgwick morreu em fevereiro, aos 101 anos.

No funeral do veterano de guerra, na segunda-feira, a família recordou histórias do antigo soldado, um dos últimos britânicos sobreviventes do Dia D, a maior operação militar da história.

Além de ter participado no Dia D, em que as forças aliadas entraram nas praias da Normandia para liberar a França dos nazis, Sedgwick também esteve em Dunquerque e em Arnhem, outras importantes batalhas na Segunda Guerra Mundial.

A sua contribuição em Arnhem e na Normandia valeram-lhe medalhas de honra, tanto pelo governo francês como pelo neerlandês.

Segundo explica o tabloide The Mirror, o veterano fazia parte de um regime de paraquedistas, no qual se alistou em 1937, e o seu funeral contou com outros veteranos (alguns mais novos, outros também sobreviventes da guerra) e com honras militares, decorrendo em Durham, no norte de Inglaterra.

Ao longo da sua carreira militar, Sedgwick esteve também na crise no Canal do Suez, em 1956, e viajou pelo Chipre, Irão, Iraque, Austrália, Canadá, reformando-se aos 58 anos.

"O Ernie era muita coisa para muitas pessoas. Para nós, ele era acima de tudo um avô. Sentimo-nos incrivelmente honrados por fazer parte da sua vida", disse Theo Lyonette, o seu neto de 30 anos.

Não é conhecido o número de veteranos da Segunda Guerra Mundial ainda vivos, muito menos dos que viveram e sobreviveram às aterragens do Dia D. O Reino Unido passou a incluir questões mais específicas sobre o serviço militar, de modo a aferir o número de sobreviventes, e estima-se que cerca de 2.500 soldados norte-americanos do Dia D ainda estejam vivos.

Leia Também: Bomba da II Guerra Mundial explode durante desarmamento em Inglaterra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório