Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 24º

Quelimane, centro de Moçambique, sem energia após ciclone Freddy

A cidade de Quelimane, no centro de Moçambique, não tem eletricidade nem telecomunicações depois da passagem do ciclone Freddy que atingiu o continente pela segunda vez na última noite junto à capital provincial da Zambézia.

Quelimane, centro de Moçambique, sem energia após ciclone Freddy
Notícias ao Minuto

14:06 - 12/03/23 por Lusa

Mundo Moçambique

"A situação é caótica", referiu um repórter da Televisão de Moçambique (TVM), através de uma ligação por satélite.

O vento está a abrandar, mas continua a chover intensamente e não é fácil circular porque há árvores caídas, assim como postes de eletricidade e outras estruturas.

As habitações estão danificadas, a maioria de construção precária, além de haver danos em infraestruturas como escolas e unidades sanitárias, sobretudo nas coberturas.

Ainda não houve condições para as autoridades atualizarem o balanço dos prejuízos, mantendo-se a informação de um morto registado no sábado depois do desabamento de uma casa na povoação de Maquival devido à intempérie. 

As autoridades recomendam que a população permaneça em zonas abrigadas.

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) abriu centros de acolhimento e tem lançado alertas nos últimos dias para a população sair de casas precárias e zonas ribeirinhas ou que habitualmente são sujeitas a inundações.

O ciclone Freddy já perdeu força e é agora uma tempestade tropical, mas ainda assim deverá provocar chuva intensa até quarta-feira no centro de Moçambique.

É a segunda vez que a intempérie se abate sobre o país, depois de um primeiro embate a 24 de fevereiro, provocando 10 mortes devido a condições adversas durante vários dias.

Leia Também: Nova passagem do ciclone Freddy provoca um morto e estragos em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório