Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Síria. Novos ataques israelitas matam dois combatentes pró-iranianos

Israel realizou hoje ataques aéreos contra um paiol no oeste da Síria, matando dois combatentes pró-iranianos, reportou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria. Novos ataques israelitas matam dois combatentes pró-iranianos
Notícias ao Minuto

09:25 - 12/03/23 por Lusa

Mundo Síria

"Os ataques israelitas tiveram como alvo um depósito de armas pertencente a forças pró-iranianas localizado [...] entre as províncias de Tartous e Hama", disse Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório, que tem sede no Reino Unido e uma extensa rede de fontes na Síria.

"Dois combatentes pró-iranianos foram mortos e três soldados sírios ficaram feridos", disse à AFP.

Segundo a agência noticiosa síria Sana, citando uma fonte militar, "por volta das 07:15 (04:15 em Lisboa), o inimigo israelita realizou um ataque aéreo, lançando mísseis".

"O ataque feriu três soldados e causou perdas materiais", acrescentou a Sana, sublinhando que as defesas aéreas sírias intercetaram alguns dos mísseis.

Os ataques levaram Damasco a acusar Israel de bombardear zonas que foram devastadas pelos vários sismos de fevereiro que afetaram o noroeste e oeste da Síria.

Face à acusação de Damasco, divulgada pela imprensa, o exército israelita referiu que "não comenta informações de meios de comunicação social estrangeiros".

Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, Israel realizou centenas de ataques aéreos no país vizinho, visando posições do regime, bem como forças iranianas e libanesas do Hezbollah, aliados de Damasco e inimigos de Israel.

Israel raramente comenta sobre ataques caso a caso, mas diz que quer impedir que o Irão ganhe uma posições perto da fronteira.

Na terça-feira, três pessoas, incluindo um oficial sírio, foram mortas num ataque aéreo israelita ao aeroporto de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, informou então o OSDH.´

Em 19 de fevereiro, 15 pessoas foram mortas em ataques israelitas contra Damasco, que teve como alvo um bairro que abriga vários serviços de segurança.

Leia Também: Turquia. OIM pede mais contribuições internacionais para apoiar vítimas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório