Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Turquia. OIM pede mais contribuições internacionais para apoiar vítimas

As contribuições internacionais pedidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) para apoiar as populações afetadas em fevereiro pelos sismos e respetivas réplicas na Turquia e na Síria só atingiram 30% do solicitado, indicou hoje a agência da ONU.

Turquia. OIM pede mais contribuições internacionais para apoiar vítimas
Notícias ao Minuto

13:54 - 10/03/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

A informação foi avançada num comunicado que dá conta da visita de dois dias à Turquia do diretor-geral da OIM, o português António Vitorino.

No documento, a agência que integra o sistema da ONU lembrou o apelo que fez em fevereiro para a angariação de 161 milhões de dólares (152 milhões de euros).

Apesar da verba angariada diminuta, Vitorino reafirmou, contudo, que a OIM continuará a apelar à solidariedade e aos esforços conjuntos da comunidade internacional para ajudar a Turquia a reconstruir cidades e as respetivas comunidades.

Segundo o comunicado, e apesar dos constrangimentos, o diretor-geral da OIM afirmou que a resposta aos devastadores terramotos que atingiram há um mês a Turquia e a Síria entrou numa nova fase.

António Vitorino está de visita à Turquia para aprofundar a cooperação com o Governo turco na resposta de emergência e nos esforços de recuperação a longo prazo, incluindo no apoio aos milhões de pessoas afetadas pelo sismo e na garantia de que irão conseguir reconstruir as respetivas vidas.

"As consequências desta tragédia são quase inimagináveis", disse Vitorino, antes de se deslocar à zona fronteiriça com o noroeste da Síria e a Hatay, uma das muitas cidades devastadas pelos sismos e pelas réplicas ocorridos em 06 de fevereiro.

"Quase todos os serviços que damos como garantidos - saúde, transporte, abastecimento de alimentos, água, saneamento e educação - foram afetados ou simplesmente deixaram de existir. As pessoas precisam de recuperar o sentido de comunidade e isso só acontecerá quando as infraestruturas do dia-a-dia voltarem ao normal", afirmou o diretor-geral da OIM.

Ao reconhecer que todo esse esforço coloca "uma enorme pressão" sobre a Turquia, Vitorino acrescentou que todas as agências da ONU que estão no terreno "vão fazer o máximo" para ajudar o Governo turco a apoiar as populações afetadas.

"Centenas de milhares deles foram deslocados pela segunda vez, já tendo fugido da guerra na Síria nos últimos 12 anos. A Turquia demonstrou uma generosidade incrível para com eles e é nosso dever fazer tudo o que pudermos para garantir que a assistência humanitária e a proteção possam continuar", assegurou Vitorino.

Em 06 de fevereiro, os sismos ocorreram em dois locais diferentes do sudeste da Turquia, junto à fronteira com a Síria, tendo atingido magnitudes de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, com réplicas fortes, uma das quais de 6,0.

Este desastre natural fez pelo menos 50 mil mortos.

Leia Também: Sismo na Turquia. Álbuns de fotos e brinquedos perdidos nos escombros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório