Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Barco com 500 pessoas a bordo "em perigo" na costa italiana

Embarcação terá saído da Líbia e encontra-se "em perigo" ao largo da costa de Sicília, em Itália.

Barco com 500 pessoas a bordo "em perigo" na costa italiana
Notícias ao Minuto

10:57 - 10/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Migrantes

Um barco que partiu da Líbia com cerca de 500 pessoas a bordo estará em perigo ao largo da costa italiana e lançou um pedido de ajuda à Alarm Phone, uma organização não-governamental (ONG), que recebe as chamadas de emergências feitas por embarcações que se encontrem em perigo em alto mar, sobretudo nas rotas migratórias do mar Mediterrâneo.

Segundo revelou a organização, numa publicação nas redes sociais, “500 vidas estão em perigo em Sicília”.

“A Alarm Phone está em contacto com 500 pessoas de um barco que partiu da Líbia. Alertámos as autoridades competentes”, indicou a ONG. 

"O telefone de resgate civil Alarm Phone e a organização não-governamental Mediterranean Saving Humans relataram, no início desta manhã, uma situação de grave perigo para 500 pessoas, incluindo dezenas de mulheres e crianças, que estão a bordo de um barco de pesca na costa da Sicília, no mar Jónico", afirmou o vice-líder da Aliança Verde-Esquerda, Marco Grimaldi, no parlamento local.

"Todas as autoridades foram notificadas, mas o barco já tem água a entrar", acrescentou, adiantando que o Centro Nacional de Coordenação de Resgate Marítimo (M.R.C.C.) de Roma lhe disse que os barcos da Guarda Costeira seriam mobilizados.

O alerta surge cerca de duas semanas após um navio com cerca de duas centenas de migrantes ilegais - a maioria afegãos, iranianos, paquistaneses e sírios - ter afundado a apenas 150 metros da praia de Cutro, também em Itália.

Até agora, dos 72 corpos encontrados, 56 foram identificados, enquanto continuam as buscas para procurar mais cadáveres. Na sequência do naufrágio foram resgatadas com vida 81 pessoas. 

[Notícia atualizada às 14h08]

Leia Também: Guarda Nacional tunisina resgata 54 migrantes e 14 corpos após naufrágio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório