Segundo diplomata do Uruguai acusado de falsificar passaportes na Rússia

A justiça uruguaia acusou um segundo diplomata que desempenhou funções na Rússia de falsificação de passaportes para cidadãos russos, caso pelo qual o ex-chefe de segurança do Presidente Luis Lacalle Pou foi condenado.

Notícia

© iStock

Lusa
08/03/2023 06:37 ‧ 08/03/2023 por Lusa

Mundo

Uruguai

Este diplomata, de 47 anos, ex-cônsul na Rússia entre 2019 e 2022, segundo o órgão de comunicação social local Surayado, é acusado de "delitos repetidos" durante a entrega de passaportes uruguaios no Rússia, adiantou um porta-voz da justiça uruguaia.

O seu passaporte foi retirado e o uruguaio não tem permissão para deixar o país, acrescentou a mesma fonte, citada pela agência France-Presse (AFP).

A investigação sobre o envolvimento deste diplomata, que continuou a sua carreira nos Estados Unidos, gerou tensões políticas no Uruguai.

Um dos seus antecessores já tinha sido acusado das mesmas práticas.

Neste caso, Alejandro Astesiano, ex-chefe de segurança do Presidente uruguaio, no cargo desde a posse de Lacalle Pou, em 2020, até à sua detenção em setembro, foi condenado em meados de fevereiro a quatro anos e meio de prisão.

Astesiano foi considerado culpado de associação criminosa e tráfico de influência.

O antigo diplomata foi condenado por participar numa organização que falsificava documentos para permitir a emissão de passaportes uruguaios para cidadãos russos.

Este caso afetou a imagem do Presidente de centro-direita, que admitiu que a nomeação do seu chefe de segurança foi um "erro".

Leia Também: Brasil e Uruguai comprometem-se a avançar com acordo Mercosul-UE

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas