Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"0% de probabilidade". Os gémeos mais prematuros (já) estão no Guinness

Além de serem os gémeos mais prematuros de sempre a nascer, os irmãos são, igualmente, os mais leves. No momento do nascimento, o seu peso combinado era de 750 gramas.

"0% de probabilidade". Os gémeos mais prematuros (já) estão no Guinness
Notícias ao Minuto

13:12 - 07/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Adiah e Adrial Nadarajah são os gémeos mais prematuros do mundo, tendo nascido às 22 semanas de gestação, no Canadá. O 'feito' já foi reconhecido pelo Guinness, mas nem tudo foi fácil na vida destas duas crianças: chegou a ser-lhes dada "0% de probabilidade de sobreviver".

Tendo nascido 18 semanas antes do tempo previsto (126 dias), Adiah e Adrial 'bateram' o anterior recorde no que a gémeos prematuros diz respeito -este remontava a 2018 e tinha ocorrido no estado norte-americano do Iowa, conta a BBC. 

Citada pelo canal, a mãe, Shakina Rajendram, revela que começou a sentir sinais de parto às 21 semanas e cinco dias de gestação, com os médicos a terem-na informado que os bebés "não eram viáveis" e que havia "0% de probabilidade de sobreviver". 

Mas Adiah e Adrial venceram as probabilidades e já completaram um ano de idade. Sofreram de muitas complicações de saúde no início da vida, com a progenitora a confessar que ela e o marido os viram "quase a morrer em frente dos nossos olhos algumas vezes" mas, atualmente, apesar de continuarem a ser acompanhados de perto pelos médicos, estão "perfeitamente bem". 

Além de serem os gémeos mais prematuros de sempre a nascer, os irmãos são, igualmente, os mais leves: a menina, Adiah, nasceu com 330 gramas, enquanto o menino, Adrial, 'veio ao mundo' com 420 gramas. No total, ambos pesavam 750 gramas. 

Leia Também: Nasceram os primeiros quadrigémeos da história do Hospital Beatriz Ângelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório