Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Execução a sangue-frio de soldado ucraniano. Zelensky já reagiu

O momento foi gravado pelas tropas russas. O presidente ucraniano já condenou o crime e o ministro dos Negócios Estrangeiros pediu uma investigação ao TPI.

Execução a sangue-frio de soldado ucraniano. Zelensky já reagiu

Um prisioneiro de guerra ucraniano terá sido executado por tropas russas após ter gritado ‘Viva a Ucrânia’. O momento da execução foi gravado e circula atualmente nas redes sociais, mas não é certo quando ou onde ocorreu o crime

Nas imagens, vê-se o soldado ucraniano a fumar um cigarro. No fundo, ouve-se, em russo, alguém a pedir “filma-o”. O prisioneiro de guerra responde com “Viva a Ucrânia” e é alvejado várias vezes com uma arma automática, caindo inanimado. “Morre, cabrão”, ouve-se ainda em russo.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu ao vídeo e pediu ao povo ucraniano que responda “em unidade”: “Glória ao Herói. Glória aos Heróis. Glória à Ucrânia”.

“Hoje, surgiu um vídeo dos ocupantes a matar brutalmente um guerreiro que, corajosamente, disse na cara deles: ‘Glória à Ucrânia!’. Quero que todos respondamos às suas palavras juntos, em unidade: ‘Glória ao Herói! Glória aos Heróis! Glória à Ucrânia!’”, afirmou na plataforma Telegram. “E encontraremos os assassinos”, garantiu.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, também já exigiu um inquérito do Tribunal Penal Internacional (TPI). 

“Vídeo horrível de um prisioneiro de guerra ucraniano desarmado executado por forças russas por apenas ter dito 'Glória à Ucrânia'. Mais uma prova de que esta guerra é genocida", comentou Dmytro Kuleba, na rede social Twitter. "É imperativo que (o procurador do TPI) Karim Khan lance um inquérito imediato sobre este crime de guerra odioso", acrescentou.

O comissário dos direitos humanos da Rada (parlamento da Ucrânia), Dmitro Lubinet, afirmou tratar-se de “maldade e vilania” e acusou a Rússia de, “mais uma vez, violar as Convenções de Genebra”.

“Terrível exemplo de como o agressor tenta parar a guerra matando o nosso soldado capturado por um slogan patriótico ucraniano! Maldade e vilania! Mais uma vez, violam as Convenções de Genebra”, destacou no Twitter.

Segundo a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), o soldado já foi identificado pelas autoridades ucranianas

O Notícias ao Minuto optou por não divulgar as imagens devido à sensibilidade das mesmas, mas poderá ver o vídeo censurado nesta ligação.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 13 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combate.

Leia Também: Encontradas 307 crianças ucranianas deportadas pelas tropas russas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório