Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Macau quer que representantes locais tenham "papel positivo"

O governo de Macau espera que os representantes do território nas duas sessões políticas a decorrer em Pequim "desempenhem um papel positivo", de acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social.

Macau quer que representantes locais tenham "papel positivo"
Notícias ao Minuto

09:36 - 05/03/23 por Lusa

Mundo Macau

"[O governo] espera que os representantes de Macau na Assembleia Popular Nacional e na Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, que participaram, em Pequim, nas 'Duas Sessões' cumpram escrupulosamente as suas funções e desempenhem um papel positivo", pode ler-se no comunicado do departamento governamental da região administrativa chinesa.

O líder do território, Ho Iat Seng, esteve presente, esta manhã, na abertura da primeira sessão da 14.ª Assembleia Popular Nacional (APN), órgão máximo legislativo do país, "durante a qual conheceu e ouviu atentamente" a apresentação do primeiro-ministro cessante, Li Keqiang, sobre o relatório de trabalho do governo Central.

No relatório, acrescenta o comunicado, Li afirmou que, "sob a orientação e apoio do governo Central", a liderança de Macau "empenhar-se-á na prossecução plena, precisa e inabalável das políticas 'um país, dois sistemas' e 'Macau governado pelas suas gentes' com alto grau de autonomia".

"E persistirá, com determinação, na salvaguarda da ordem constitucional da região administrativa especial definida na Constituição nacional e na Lei Básica [mini constituição do território], bem como na implementação do princípio 'Macau governado por patriotas', e na melhoria da economia e do bem-estar da população, no sentido de assegurar a prosperidade e estabilidade de Macau, a longo prazo", acrescentou.

Leia Também: Turquia. Cáritas Macau enviou quase 200 mil euros para apoiar vítimas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório