Um homem foi detido num aeroporto no estado do Pensilvânia, nos Estados Unidos, depois de as autoridades terem encontrado materiais explosivos na sua mala de viagem, na segunda-feira.
Segundo conta a NBC News, citando as autoridades alfandegárias no aeroporto internacional de Lehigh Valley, o homem ia embarcar num voo entre o Pensilvânia e a cidade de Orlando, via o aeroporto internacional de Orlando Sanford.
O passageiro foi identificado como Mark Muffley, de 40 anos, natural da localidade de Lansford.
O engenho explosivo foi encontrado no interior do forro da mala e tinha cerca de sete centímetros de diâmetro, com pólvora, cera e plástico, além dos fusíveis e de outros materiais com capacidade explosiva, encontrados em fogo de artifício.
ALLENTOWN, Pa. (AP) - FBI arrests man after security finds explosive in checked luggage for Florida-bound flight from Pennsylvania airport.
— LockharTVMedia (@LockharTVMedia) March 1, 2023
Explosives found in luggage at airport in Allentown
The passenger, Mark Muffley of Lansford, Pennsylvania, is now in FBI custody
Muffley,… https://t.co/6tpOpmfGvh pic.twitter.com/jehsnVNOcs
A queixa apresentada pelas autoridades também relatava que foi encontrada "uma lata de butano, um isqueiro, um cilindro com pó branco, baterias, tomadas enroladas em fita preta", entre outros utensílios.
A descoberta ocorreu durante uma "vistoria de rotina", por volta das 11h de segunda-feira, depois de a mala ter espoletado um alarme. Durante o procedimento, um agente da administração alfandegária reconheceu as circunstâncias suspeitas do dispositivo e dos materiais no interior.
A apreensão resultou na suspensão da atividade no principal terminal do aeroporto.
As autoridades pediram a Muffley para se apresentar no balcão da segurança do aeroporto mas, cinco minutos depois, as câmaras de videovigilância apanharam o suspeito a fugir do edifício. Foi detido nessa mesma noite pela polícia federal (FBI), tendo sido acusado de posse de engenhos explosivos num aeroporto e tentativa de colocar um dispositivo explosivo numa aeronave, e será presente a tribunal na quinta-feira.
Quanto ao dispositivo, este foi removido com segurança do aeroporto e o terminal reabriu cerca de três horas depois do alerta.
Leia Também: Homem rouba autocarro em aeroporto e é perseguido por Nova Iorque