Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Greta Thunberg volta a ser detida pela polícia. Agora, na Noruega

Detenção ocorre pouco depois de, em janeiro, a ativista sueca também ter sido detida na Alemanha.

Greta Thunberg volta a ser detida pela polícia. Agora, na Noruega
Notícias ao Minuto

09:20 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Greta Thunberg

A ativista climática Greta Thunberg foi detida, esta quarta-feira, pela polícia norueguesa, durante uma manifestação em Oslo, segundo avança a Reuters, que cita uma testemunha.

De acordo com a agência de notícias, nos últimos dias, ativistas, incluindo indígenas, têm-se manifestado na Noruega, exigindo a a remoção de turbinas eólicas de pastagens de renas. Em protesto, têm bloqueado o acesso a vários edifícios governamentais.

Esta quarta-feira, Thunberg e outros ativistas bloqueavam o Ministério das Finanças quando foram detidos brevemente pela polícia. A sueca e outros manifestantes foram levantadas das portas por polícias e levados para fora daquela área.

A Reuters indica que, em 2021, o Supremo Tribunal da Noruega decidiu que dois parques eólicos construídos em Fosen, no centro da Noruega, violavam os direitos do povo lapão/sámi. Contudo, 16 meses depois da decisão, as turbinas continuam em operação.

Sublinhe-se que Greta Thunberg também havia sido detida no passado mês de janeiro na Alemanha, durante um protesto contra a demolição da aldeia de Luetzerath, para a expansão de uma mina de carvão a céu aberto.

[Notícia atualizada às 09h37]

Leia Também: APA admite que ETAR em Paços de Ferreira "não cumpre com as normas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório