Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Embaixada dos EUA na Ucrânia recorda imagens de 2014: "Crimeia é Ucrânia"

A mensagem foi partilhada no âmbito do Dia da Resistência à Ocupação Russa da Crimeia.

Embaixada dos EUA na Ucrânia recorda imagens de 2014: "Crimeia é Ucrânia"

A embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, Brigitte Brink, assinalou o Dia da Resistência à Ocupação Russa da Crimeia, que se assinala este domingo.

"A 26 de fevereiro de 2014 milhares de tártaros da Crimeia e outros ucranianos manifestaram-se junto ao parlamento [da Crimeia] para declarar aos seus ocupantes [russos] e ao mundo: 'Nós somos ucranianos. A Crimeia é Ucrânia'", começou por referir Brink num vídeo partilhado na sua conta na rede social Twitter.

Sublinhando que, este ano, o governo russo está a agravar uma "violação flagrante do direito internacional e da soberania da Ucrânia" com a guerra, a responsável recordou que esta não é a primeira vez que os ucranianos estão a resistir. "Resistiram em 2014, com os residentes corajosos da Crimeia na vanguarda - e resistem agora", notou a embaixadora.

Enquanto as imagens tanto da manifestação de referida, como do último ano de invasão em território ucraniano, vão sendo mostradas no vídeo, a responsável reitera o apoio dos EUA, que tem sido um dos grandes aliados de Kyiv. "Apoiamos-vos e pedimos à Rússia para acabar com as repressões e com a violação dos direitos humanos", aponta, acrescentando que o pedido se estende no que diz respeito a acabar com "as buscas ilegais, detenções e torturas", de que dá exemplos o jornalista Vladislav Yesipenko ou o ativista Enver Krosh.

Brink fala ainda da de tentativa do Kremlin "fazer desaparecer cidadãos ucranianos" a partir de referendos ou dos chamados 'campos de filtração', que resultam na deportação ilegal de ucranianos para território russo. "Pedimos à Rússia que liberte de imediato os prisioneiros  detidos injustamente. E repetimos: A Crimeia é Ucrânia", rematou.

Leia Também: "Ao recuperarmos a Crimeia, restauraremos a paz", reafirma Zelensky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório