Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Nigéria vota hoje para escolher sucessor do Presidente Buhari

Quase 94 milhões de eleitores são hoje chamados às urnas na Nigéria para escolher o sucessor do Presidente Muhammadu Buhari, numa disputa renhida que pode forçar uma segunda volta, bem como os eleitos à Assembleia Nacional.

Nigéria vota hoje para escolher sucessor do Presidente Buhari
Notícias ao Minuto

07:26 - 25/02/23 por Lusa

Mundo Nigéria

A maior e mais populosa economia de África elege o sucessor do Presidente, Muhammadu Buhari, 80 anos, impedido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato, entre 18 candidatos ao mais alto cargo da magistratura nigeriana, e, pelo menos, 4.223 candidatos concorrem aos 469 lugares na Assembleia Nacional - 109 senadores e 360 deputados à Câmara dos Representantes.

Pela primeira vez desde 1999, as eleições presidenciais podem vir a ser decididas em duas voltas, devido à popularidade crescente de um candidato alternativo aos dois partidos que historicamente disputam o cargo.

Bola Ahmed Tinubu, do Congresso de Todos os Progressivos (APC, na sigla em inglês, no poder), e Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular (PDP, maior partido da oposição) são os mais fortes candidatos de um sistema que se tem mantido estável desde o fim da ditadura militar em 1999, mas que, desta vez, é desafiado por um "forasteiro", Peter Obi, do Partido Trabalhista (LP), líder nas principais sondagens pré-eleitorais.

A Nigéria é o país mais populoso de África, com 222.182 milhões de pessoas, e quase 94 milhões de eleitores registados, dos quais quase 40% têm menos de 35 anos. O país tem uma das maiores populações jovens do mundo, com cerca de 64 milhões de pessoas com entre 18 e 35 anos e uma idade média de 18 anos.

A insegurança, principal bandeira nas duas campanhas presidenciais de Muhammadu Buhari, manteve-se, de resto como um dos principais temas na corrida presidencial de 2023, o maior fracasso do chefe de Estado cessante, a par da economia.

É tão presente que a antecipação de ataques de Boko Haram e extremistas islâmicos do Estado Islâmico (nordeste), de gangues criminosos (no noroeste e centro do país), e de separatistas armados (no sudeste) "pode perturbar a votação em muitos lugares", de acordo com o Internacional Crisis Group, e impediu que 240 das 176.606 mesas de voto espalhadas por todo o país abram hoje -- ou por não terem eleitores recenseados, devido à insegurança, ou porque as populações locais foram deslocadas pela violência.

A campanha que agora chega ao fim também não foi exceção ao retrato do país, do ponto de vista da violência. Nos 12 meses que antecederam as eleições, a ACLED - organização não-governamental especializada na recolha de dados sobre conflitos, análise e mapeamento de crises - registou mais de 200 eventos violentos envolvendo membros e apoiantes de partidos, resultando em quase 100 mortes registadas.

Apesar de ser a maior economia de África e um dos seus principais produtores de petróleo, a Nigéria encontra-se em crise económica.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá subir este ano 3,2% para uns impressionantes 574 mil milhões de dólares (541,8 mil milhões de euros), não obstante, o défice orçamental se ter aproximado dos 5% em 2022 e prevê-se que mais de 40% do orçamento da Administração Buhari para 2023 seja financiado pela dívida.

Leia Também: Nigéria encerra fronteiras terrestres devido às eleições presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório