Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

"Guerra destruiu a reputação internacional da Rússia"

O secretário de Estado dos EUA considerou, esta sexta-feira, que a invasão da Ucrânia deixou a Rússia "enfraquecida e isolada".

"Guerra destruiu a reputação internacional da Rússia"
Notícias ao Minuto

16:17 - 24/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A invasão russa da Ucrânia "destruiu a reputação internacional da Rússia, deixou-a enfraquecida e isolada e dizimou a sua economia", disse esta sexta-feira Anthony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, em comunicado.

"A decisão do presidente Putin separou famílias, forçou milhões a deixar as suas comunidades, destruiu casas, escolas, hospitais e outras infraestruturas civis, exacerbou uma crise alimentar global, desestabilizou os mercados de energia e minou a paz e a segurança internacionais", argumentou Blinken, no dia em que se marca um ano desde o início da invasão, que causou, segundo as Nações Unidas, mais de 8 mil civis mortos.

"Um ano depois, Kyiv está em pé e a Ucrânia está em pé", disse o secretário de Estado, citando o presidente norte-americano, Joe Biden.

"O presidente Putin começou esta guerra ilegal e tem o poder de acabar com ela. Os Estados Unidos apoiam fortemente a Ucrânia na sua defesa e continuaremos a fazê-lo até que a sua soberania seja respeitada e o seu povo possa moldar um democrático, em liberdade e paz", concluiu Blinken, que realçou a "resiliência" dos ucranianos como uma qualidade que tem servido de "inspiração para o mundo".

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky faz balanço; "Há que garantir que invasor sai"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório