Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Quando nos atacarem verão os nossos rostos". Um ano de guerra em imagens

Há um ano, a guerra regressou à Europa. Contudo, a Ucrânia manteve-se 'de pé', encarando a ameaça russa de frente. Recorde estes 365 dias de conflito na galeria abaixo.

A 24 de fevereiro de 2022, o mundo mudou. Naquela madrugada, a Rússia invadia a Ucrânia, com o intuito de derrubar o governo do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e tomar controlo do país. Contudo, a 'operação militar especial' que o presidente russo, Vladimir Putin, esperava que durasse dias transformou-se em vários meses de combates intensos, ainda sem fim à vista.

Após 365 dias, acumulam-se as baixas de ambos os lados. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de oito mil civis perderam a vida, numa guerra que já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas.

No entanto, a Ucrânia mantém-se 'de pé', encarando de frente a ameaça russa, com o apoio dos aliados ocidentais. Apesar do clima de incerteza, as palavras proferidas pelo chefe de Estado ucraniano no início do conflito perduram até hoje. "Quando nos atacarem, verão os nossos rostos, não as nossas costas", garantiu na altura e, até agora, cumpriu.

Percorra a galeria e recorde este ano marcado pela guerra na Ucrânia.

Leia Também: Da "operação militar" a Bucha. Doze meses de uma guerra que mudou o mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório