Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Russo acusado de espionagem na Polónia. Revelou dados do exército e NATO

O homem terá recolhido, entre 2015 e 2022, informações relativas à prontidão militar das Forças Armadas da Polónia e das tropas da aliança transatlântica NATO.

Russo acusado de espionagem na Polónia. Revelou dados do exército e NATO
Notícias ao Minuto

11:37 - 23/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Polónia

Um cidadão russo residente na Polónia há vários anos foi acusado de ter realizado serviços de espionagem para a Rússia, entre 2015 e 2022. A notícia foi avançada, esta quinta-feira, pela agência de notícias Reuters, que cita as autoridades polacas. 

Segundo a publicação, o homem foi detido em abril de 2022 e terá recolhido informações relativas à prontidão militar das Forças Armadas da Polónia e das tropas da aliança transatlântica NATO, transmitindo-as depois aos serviços de informações russos.

Em comunicado, a Procuradoria Distrital de Gdansk, na costa do país, confirmou que o homem foi formalmente acusado do crime de espionagem na sexta-feira.

“A atividade de espionagem do suspeito centrava-se em unidades militares localizadas na parte nordeste da Polónia, no âmbito das quais executava tarefas de reconhecimento de elementos importantes das Forças Armadas polacas”, disse a porta-voz da Procuradoria. 

Sobre o suspeito recaem ainda suspeitas do crime de corrupção relacionadas com o desalfandegamento de mercadorias. O homem enfrenta até 10 anos de prisão.

Leia Também: Polónia assina acordo com empresa dos EUA para primeira central nuclear

Recomendados para si

;
Campo obrigatório