Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Joias antigas da Coroa do Camboja descobertas em Londres

Coleção de joias, algumas das quais do século VII, foram roubadas e surgiram em Londres no verão passado, mas a descoberta só foi anunciada agora.

Joias antigas da Coroa do Camboja descobertas em Londres
Notícias ao Minuto

12:56 - 21/02/23 por José Miguel Pires

Mundo Camboja

Uma coleção de joias antigas, pertencentes à Coroa do Camboja, durante o período angkoriano, foi descoberta em Londres no verão passado. Desde então, as pedras preciosas, algumas das quais nunca antes tinham sido vistas, segundo expertos citados pela BBC, foram devolvidas à capital Phnom Penh, onde serão expostas no Museu Nacional do país.

Segundo a cadeia televisiva britânica, as joias foram roubadas por Douglas Latchford, conhecido contrabandista britânica de antiguidades, que morreu em 2020, quando aguardava julgamento nos Estados Unidos.

Brad Gordon, chefe da equipa de investigação do Camboja, tornou-se no primeiro representante do país a ver as joias quando visitou Londres no verão passado. "Fui conduzido por um representante da família Latchford a um local não revelado. No estacionamento havia um veículo com quatro caixas dentro. Tive vontade de chorar. Só pensei - uau - as joias da coroa da antiga civilização cambojana embaladas em quatro caixas no porta-malas de um carro", disse Gordon à BBC.

A coleção inclui 77 joias, algumas das quais feitas com ouro. Coroas, cintos e brincos são alguns dos elementos que a compõem, bem como uma taça, alegadamente feita de ouro maciço, que se estima será do século XI.

Mas as joias vão mais além no tempo. Uma das coroas, diz a BBC, aparente ser do período pré-angkoriano, o que significaria que poderá ter sido feita por artesãos no século VII.

Não é claro, no entanto, como e quando foram roubadas as joias, nem como chegaram a Londres. Muitos dos itens são semelhantes a marcas nas paredes de Angkor Wat, um local no Camboja considerado Património Mundial da Unesco, e que foi fortemente pilhado durante o período colonial francês.

O país ainda foi devastado por guerras civis e um genocídio durante o regime do Khmer Vermelho, na década de 1970, o que levou à pilhagem de milhares de antiguidades, vendidas por negociantes na Tailândia e Hong Kong a compradores na Europa e nos EUA.

Nos últimos anos, o Camboja tem recebido algumas dessas antiguidades, entre as quais cinco artefactos de bronze e pedra, precisamente das mãos da família Latchford.

Leia Também: De Carneiro a Peixes, aqui encontra uma joia para cada signo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório