Três homens condenados a pena de prisão por planearem matar Macron

O objetivo seria esfaquear o presidente francês a 11 de novembro de 2018, durante um evento sobre centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial.

Notícia

© Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
17/02/2023 23:59 ‧ 17/02/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

França

Um tribunal francês condenou, esta sexta-feira, três homens a pena de prisão por planearem matar o presidente, Emmanuel Macron. Segundo a agência de notícias Agence France-Presse (AFP), os homens faziam parte de um grupo radical de extrema-direita.

Os arguidos foram condenados pelo crime de conspiração para cometer um ato terrorista. Segundo o tribunal, o objetivo seria utilizar “uma faca de cerâmica” para apunhalar o presidente francês a 11 de novembro de 2018, durante um evento sobre centenário do armistício da Primeira Guerra Mundial. 

Jean-Pierre Bouyer, um ex-mecânico, de 66 anos e braço direito do grupo de extrema-direita Barjols, foi condenado à pena mais longa de quatro anos de prisão, mas ainda assim abaixo da pena máxima de dez anos prevista para o crime de que estava acusado. Os outros dois arguidos foram condenados a um ano de prisão.

O julgamento começou em janeiro, quando 13 pessoas - onze homens e duas mulheres, com idades entre os 26 e os 66 anos - foram levados ao banco dos réus. No total, dez arguidos acabaram por ser ilibados.

A investigação remonta a outubro de 2018, após os serviços secretos franceses apurarem que Bouyer planeava matar Macron, numa altura em que França enfrentava uma grande tensão social, devido ao aumento dos preços dos combustíveis, que motivou o movimento dos coletes amarelos.

Bouyer e outros três suspeitos foram detidos a 6 de novembro de 2018, dias antes do suposto ataque. Durante a detenção, foram ainda encontradas várias armas e munições na casa do ex-mecânico.

Leia Também: Macron admite "conflito longo" e pede à Europa que reinvista na Defesa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas