Pelo menos 18 pessoas foram encontradas sem vida, esta sexta-feira, num camião abandonado a cerca de 25 quilómetros de Sofia, capital da Bulgária. Segundo o Ministério do Interior daquele país, o camião estaria a transportar migrantes ilegais, diz a agência Reuters.
Cerca de 40 pessoas foram descobertas escondidas debaixo de madeira, de acordo com o mesmo meio, sendo que 18 tinham morrido por asfixia.
Oito pessoas foram transportadas para uma unidade hospitalar em estado crítico.
As autoridades estão a tentar identificar os condutores do veículo, que terão fugido.
Segundo depoimentos de alguns dos sobreviventes, os traficantes abandonaram o camião por motivos desconhecidos e fugiram, tendo as autoridades búlgaras referido que o camião só foi encontrado porque foi acionado um dispositivo de localização.
As autoridades suspeitam que os migrantes chegaram à Bulgária vindos da Turquia e que o seu objetivo era chegar à Sérvia, informou a televisão pública búlgara.
A Bulgária é um país dos Balcãs que enfrenta, há vários meses, um fluxo de migrantes sem precedentes desde a crise migratória de 2015.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 300 migrantes e refugiados morreram nas rotas migratórias dos Balcãs desde 2014, três dos quais já este ano.
[Notícia atualizada às 16h51]
Leia Também: EUA e Reino Unido aplicam sanções a búlgaros por favorecimento à Rússia