A empresa ferroviária suíça CFF vai instalar as novas câmaras em 57 estações de comboios do país, a partir de setembro próximo, avançou uma revista especializada alemã, adiantando que os dispositivos serão inicialmente instalados na cidade de Scafusa, na fronteira com a Alemanha, espalhando-se depois para o resto da Suíça.
As câmaras vão permitir uma análise pormenorizada dos passageiros e determinar com precisão as suas idades, alturas e tipo de bagagem que levam.
Mas a principal função dos dispositivos - que não ficarão visíveis para os passageiros - será recolher informações sobre as compras que fazem nas lojas da estação, dados que ficarão depois armazenados em servidores de computadores.
A CFF negou que o seu objetivo seja financeiro e garantiu que as câmaras vão permitir melhorar o atendimento e a segurança, mas a informação levou os principais partidos políticos suíços, tanto de esquerda como de direita, a pedirem explicações à empresa sobre o novo sistema de videovigilância.
A rede ferroviária suíça é uma das mais complexas da Europa e é muito utilizada pela população local e pelos turistas que visitam o país.
Leia Também: Pelo menos 10 mortos em avalanches em montanhas da Áustria e Suíça