Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Arca estava ali há meses, autarquia removeu-a após desenho de Banksy

A autarquia do distrito de Thanet foi acusada pelos moradores de ter "arruinado" o mural, com o pretexto de preocupações com a saúde pública. Frigorífico estaria no local há meses.

Notícias ao Minuto

07:46 - 15/02/23 por Daniela Filipe

Mundo Banksy

Um dos elementos cruciais para a nova obra de Banksy foi removido pela autarquia de Margate, em Kent, horas depois de a peça do artista britânico vir a público, em pleno Dia de São Valentim. Os residentes mostraram-se descontentes com o feito, alegando que o eletrodoméstico estaria ali há meses.

A nova peça, que surgiu no dia 13 de fevereiro, retrata uma dona de casa da década de 1950 com um olho inchado e um sorriso desdentado, que parecia estar a colocar um homem dentro de uma arca congeladora, naquilo que os internautas consideraram ser um comentário social contra a violência doméstica.

Contudo, este último elemento foi rapidamente removido pela autarquia do distrito de Thanet, que foi acusada pelos moradores de ter “arruinado” o mural, com o pretexto de preocupações com a saúde pública.

O artista publicou, na terça-feira, fotografias da obra na sua página da rede social Instagram, que denominou ‘Valentine's day mascara’ (‘Rímel do Dia dos Namorados’, em português), confirmando ser o seu autor.

Segundo alguns moradores, o eletrodoméstico estaria naquele local “há meses”, tendo sido removido por “Margate estar nas bocas do mundo”.

Na verdade, de acordo com a residente da propriedade onde Banksy deixou a sua ‘marca’, tanto a arca congeladora como outros elementos ali deixados foram removidos por volta do meio-dia.

“Estou muito chateada, porque não é bonito. Fazia parte do mural e [a autarquia] deveria de ter ficado feliz, porque Margate poderia ter recebido mais atenção positiva”, disse, em declarações à agência PA.

Ao The Independent, um representante do distrito de Thanet adiantou que o eletrodoméstico tinha sido removido por questões de segurança, ficando armazenado até que seja limpo.

“Contactaremos o dono do imóvel, de modo a discutir as opções para preservar a arte”, assegurou.

Leia Também: 'Rímel do Dia dos Namorados'. Banksy volta a 'atacar', desta vez em Kent

Recomendados para si

;
Campo obrigatório