Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Primeiro-ministro japonês operado ao nariz

Fumio Kishida está a recuperar e deve voltar ao trabalho na segunda-feira.

Primeiro-ministro japonês operado ao nariz
Notícias ao Minuto

18:36 - 11/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

O primeiro-ministro japonês foi operado com sucesso este sábado ao nariz, para tratar um problema de sinusite crónica, encontrando-se a recuperar na residência oficial.

Fumio Kishida teve vários problemas nasais ao longo do último ano, que foram finalmente resolvidos. No verão do ano passado, Kishida chegou a ficar infetado com Covid-19, sem gravidade.

Através do Twitter, o líder japonês contou que a "cirurgia correu muito bem". "Muito obrigado a todos pela preocupação e motivação", afirmou.

Kishida acrescentou que o país enfrenta "problemas difíceis que se amontoam dentro e fora do Japão", pelo que tentará "manter-se em boa forma para resolver estes problemas". O primeiro-ministro volta ao trabalho na segunda-feira.

O primeiro-ministro aparentava ter problemas em discursar em reuniões e em sessões parlamentares, pelo que o líder optou por recorrer a uma cirurgia para resolver o assunto de vez.

Em termos oficiais, como o chefe do governo japonês teve de receber uma anestesia geral, a liderança do país foi passada temporariamente ao chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno.

Kishida tem sido alvo de fortes críticas por parte da oposição e a sua popularidade tem caído, depois de uma polémica sobre alegadas ligações do seu governo conservador a grupos religiosos. Os escândalos, que implicaram gafes, comentários discriminatórios contra minorias sexuais e um alegado financiamento político por parte destes grupos, motivou mesmo a demissão de alguns ministros.

O primeiro-ministro chegou ao governo em outubro de 2021, implementando rapidamente um novo programa de defesa militar, no âmbito de novas tensões diplomáticas com a China e com a Coreia do Norte.

Leia Também: PM japonês adverte que a Ásia se pode tornar "na Ucrânia de amanhã"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório