Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Eurodeputados iniciam 2.ª-feira sessão com Ucrânia e sismo na agenda

O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira uma sessão plenária, em Estrasburgo (França), com uma agenda dominada pela invasão da Ucrânia pela Rússia e pelo sismo que abalou a Turquia e a Síria.

Eurodeputados iniciam 2.ª-feira sessão com Ucrânia e sismo na agenda
Notícias ao Minuto

08:36 - 11/02/23 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Na quarta-feira, os eurodeputados irão analisar o impacto da agressão militar russa à Ucrânia, lançada em 24 de fevereiro de 2022, e deverão propor mais medidas de apoio a Kiev, no rescaldo da visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Bruxelas, onde discursou perante o PE e participou presencialmente numa reunião do Conselho Europeu.

Antes, na segunda-feira, o PE vai debater com a Comissão Europeia e o Conselho da União Europeia (UE) a ajuda europeia à Turquia e à Síria na sequência do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter, ocorrido na madrugada de 06 de janeiro e que já causou dezenas de milhares de mortos e milhões de desalojados.

Ainda na segunda-feira, os eurodeputados deverão debater, com a Comissão e o Conselho, a necessidade de ser criado um organismo de ética independente para as instituições da UE.

A proposta do PE foi votada em resolução, sem caráter vinculativo, no seguimento do escândalo de alegada corrupção envolvendo eurodeputados, o caso que ficou conhecido como 'Qatargate'.

Numa votação marcada para terça-feira, o PE deverá dar "luz verde" à decisão de proibir a comercialização de novos automóveis ligeiros movidos a gasolina ou gasóleo, contribuindo para o 'Objetivo 55' de emissões nulas de dióxido de carbono.

A nova legislação define os avanços a fazer até 2035, aumentando assim o contributo do setor do transporte rodoviário para o objetivo da UE em matéria de neutralidade climática.

Leia Também: Qatargate. Eurodeputado Andrea Cozzolino localizado e detido em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório