Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 5,3 milhões de desalojados na Síria após sismo

Mais de 5,3 milhões de pessoas poderão ter ficado sem casa na Síria devido aos sismos de segunda-feira, alertou hoje o representante local do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Sivanka Dhanapala.

Mais de 5,3 milhões de desalojados na Síria após sismo
Notícias ao Minuto

16:50 - 10/02/23 por Lusa

Mundo Turquia/Sismo

"Para a Síria, isto é uma crise dentro de uma crise. Tivemos choques económicos, [pandemia de] covid-19 e estamos agora nas profundezas do inverno, com nevões a assolar as áreas afetadas", disse Dhanapala, citado num comunicado do ACNUR.

"Trata-se de um número enorme e chega a uma população que já sofre deslocações em massa", afirmou, referindo-se à guerra civil na Síria iniciada em 2011.

O nordeste da Síria foi atingido pelos sismos de magnitude 7,8 e 7,5 registados na vizinha Turquia na segunda-feira, que causaram mais de 21 mil mortos nos dois países.

Com 3.377 mortos já confirmados, a ajuda às populações na Síria tem sido afetada pela guerra civil, com algumas zonas do país sob controlo de forças que combatem o Governo de Damasco, incluindo o noroeste.

A guerra civil já tinha provocado 6,8 milhões de deslocados internos antes dos sismos.

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, que tem o apoio da Rússia e do Irão na guerra civil, apareceu hoje em público pela primeira vez desde os sismos, ao visitar um hospital em Aleppo, uma das zonas mais destruídas pelo conflito e agora pelos terramotos.

Algumas horas depois, o regime de Al-Assad anunciou que aceitará a entrega de ajuda internacional nas zonas afetadas controladas por rebeldes, com supervisão da Cruz Vermelha Internacional e do Crescente Vermelho Sírio, e com a ajuda da ONU.

O anúncio seguiu-se também a um apelo para um cessar-fogo imediato feito pelo Alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, para facilitar a ajuda às vítimas dos terramotos.

No ponto de situação que fez a partir de Damasco durante uma conferência de imprensa da ONU em Genebra, o representante do ACNUR na Síria disse também esperar que "um acordo com o Governo permita o acesso rápido e regular" às áreas do noroeste do país.

"O acesso tem sido muito dificultado pelos danos", contou também Sivanka Dhanapala.

O representante do ACNUR referiu que os chamados "fornecimentos transversais", de áreas governamentais para o noroeste do país, já tinham ocorrido antes dos sismos para serem distribuídos a partir de armazéns.

Disse que o ACNUR tem vindo a apressar a chegada de ajuda às zonas mais afetadas para assegurar que os centros de acolhimento "disponham de instalações adequadas" e artigos indispensáveis, incluindo tendas, cobertores térmicos e vestuário de inverno.

"Temos vindo a distribuí-los desde o primeiro dia, e ontem à noite [quinta-feira] distribuímos 9.440 'kits'", referiu.

Entre os afetados pelos sismos, Dhanapala destacou "os idosos, as pessoas com deficiência e as crianças".

"Há algumas crianças que foram separadas dos seus pais", disse.

Dhanapala contou que a segurança dos edifícios é de tal forma dramática que alguns dos funcionários do ACNUR têm dormido fora das suas casas por estarem preocupados com os danos estruturais procurados pelos sismos.

"Isto é apenas um microcosmo do que está a acontecer em todas as áreas afetadas", notou.

"Tudo isto, é claro, tem impacto no acesso à ajuda. As estradas foram danificadas e isso dificulta-nos a tentativa de chegar às pessoas. Tem sido muito, muito difícil", reconheceu.

Dhanapala disse ainda que após a fase inicial de socorro, o ACNUR vai concentrar-se durante as próximas oito a 12 semanas, no apoio a meios de subsistência, instalação de 'kits' de abrigo de emergência e pequenas reparações em habitações danificadas.

Disse que irá, na próxima semana, para Aleppo, Hama e Latakia, onde o ACNUR tem 'stocks' preposicionados de 30.000 artigos de socorro de base e 20.000 tendas.

"Para fazer eco das palavras do secretário-geral da ONU [António Guterres], falando ontem [quinta-feira] à noite: trata-se aqui de pessoas. Isto é tudo o que importa", acrescentou.

Leia Também: OIM envia mais 14 camiões de ajuda humanitária para a Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório