Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
35º
MIN 20º MÁX 37º

Unicef e Venezuela vão cooperar para proteger crianças e adolescentes

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou hoje um novo programa de cooperação com o Governo venezuelano, válido até 2026, para atender crianças e adolescentes na Venezuela.

Unicef e Venezuela vão cooperar para proteger crianças e adolescentes
Notícias ao Minuto

17:50 - 09/02/23 por Lusa

Mundo Nações Unidas

"O Comité Executivo da UNICEF aprovou hoje um novo Programa de Cooperação com o Governo da Venezuela que estará em vigor durante o período 2023 - 2026, para continuar a cumprir os direitos dos meninos, meninas e adolescentes", anunciou a delegação local daquele organismo na sua conta da rede social Twitter.

A UNICEF Venezuela acrescenta que "o novo programa de cooperação está centrado em cinco eixos principais: saúde e nutrição, educação, proteção infantil, políticas sociais e água, saneamento e higiene".

O novo programa de cooperação, cujo pormenores não foram divulgados, tem lugar depois de em 20 de dezembro a Provedoria de Justiça venezuelana e a Unicef reafirmarem publicamente que estavam comprometidos em cooperar mutuamente a favor dos direitos das crianças e adolescentes.

A UNICEF está presente na Venezuela desde 1967, mas foi em 1991 quando assinou o primeiro "Programa de Pais", um documento-quadro para a sua cooperação com atores nacionais para melhorar a situação das crianças e adolescentes e para alcançar progressos no cumprimento dos seus direitos.

Segundo a agência da ONU, a complexa situação económica e social na Venezuela, nos últimos anos, gerou grandes desafios para as crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, para que vejam cumpridos os direitos a serviços básicos como educação, saúde, nutrição, participação e proteção abrangente.

A UNICEF tem intensificado a sua presença e apoio às crianças venezuelanas para responder às necessidades emergentes que enfrentam em matéria de saúde, acesso à água, saneamento e higiene, nutrição, educação e proteção.

É a agência das Nações Unidas com uma maior presença operacional no terreno, com quatro escritórios: Caracas, Zúlia, Bolívar e Táchira.

Leia Também: Sismo. Unicef preocupada com crianças sobretudo da Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório