Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Câmara baixa dos EUA quer fim da vacinação obrigatória para turistas

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira um projeto de lei que pretende terminar com a obrigatoriedade dos viajantes estrangeiros, que chegam de avião, apresentarem um comprovativo de vacinação contra a Covid-19.

Câmara baixa dos EUA quer fim da vacinação obrigatória para turistas
Notícias ao Minuto

11:09 - 09/02/23 por Lusa

Mundo Coronavírus

Esta regulamentação foi aprovada na câmara baixa do Congresso norte-americano por 227-201 e deve agora seguir para o Senado, a câmara alta, onde os democratas, que são contra o fim desta exigência, têm maioria.

O projeto de lei afirma que, assim que for promulgado, os viajantes estrangeiros deixam de ser obrigados a fornecer comprovativos de vacinação e que os fundos federais não serão mais utilizados para fazer cumprir essas exigências.

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estabelecem que os cidadãos estrangeiros que não residam no país devem apresentar um comprovativo da vacinação completa.

Desde 05 de janeiro que os viajantes provenientes da China, Hong Kong ou Macau, ou que tenham estado nestes locais nos dez dias anteriores à sua deslocação, são também obrigados, antes do embarque, a apresentar um teste negativo à Covid-19 ou um certificado de recuperação.

"Este projeto de lei representa um regresso à normalidade", defendeu o congressista republicano Brett Guthrie esta quarta-feira.

Por outro lado, o democrata Frank Pallone realçou que o seu partido está "preocupado" com a saúde pública e que os CDC afirmam que este requisito "é necessário para proteger os Estados Unidos".

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou no final de janeiro o Congresso que vai terminar as declarações de emergências nacionais para combater a pandemia de Covid-19 em 11 de maio, noticiou a agência Associated Press (AP).

A medida para encerrar as declarações de emergência nacional e de saúde pública irá restruturar formalmente a resposta federal à Covid-19, tratando o vírus como uma ameaça endémica de saúde pública, que pode ser gerida pelas autoridades normais das agências.

Mais de 1,1 milhões de pessoas morreram nos EUA de Covid-19 desde 2020, de acordo com os CDC.

Leia Também: Governo chinês indica queda de 97,6% no número de mortes por Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório