Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quatro ex-militares sérvio-bósnios condenados por crimes de guerra

Um tribunal de Belgrado condenou hoje um ex-soldado sérvio-bósnio e três ex-paramilitares a um total de 35 anos de prisão por sequestro e tratamento desumano de 20 civis em 1993, na vila bósnia de Strpci.

Quatro ex-militares sérvio-bósnios condenados por crimes de guerra
Notícias ao Minuto

19:08 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Sérvia

O ex-membro do exército sérvio-bósnio Jovan Lipovac e os ex-paramilitares Gojko Lukic e Dusko Vasiljevic receberam a sentença de 10 anos de prisão, cada um, e Dragana Djekic de cinco anos, segundo o tribunal especializado em crimes de guerra.

Da sentença, de primeira instância, cabe ainda recurso.

Os ex-militares são acusados de participar num massacre durante a guerra na Bosnia (1992-1995), em 27 de fevereiro de 1993, quando 20 passageiros (civis) de um comboio, com o trajeto Belgrado-Bar, foram retirados do comboio na estação ferroviária de Strpci perto de Visegrad, em território bósnio.

Segundo o tribunal, foram transportados essa estação num camião para uma escola onde foram espancados, privados dos seus pertences e forçados a despir-se.

As vítimas foram também algemadas e forçadas a entrar num outro camião que os levou para outro local onde foram mortos a tiro.

Um outro acusado de participar no massacre morreu em 2021.

Na Bósnia-Herzegovina, já oito ex-soldados sérvios da Bósnia foram condenados a 106 anos de prisão por envolvimento nesse sequestro e morte de 20 civis.

Leia Também: UE pede à liderança do Kosovo que conceda autonomia à minoria sérvia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório