Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 27º

Governo da Letónia vai aumentar orçamento na Defesa em 1.100 milhões

O governo da Letónia aprovou hoje o projeto de Orçamento de Estado para 2023, sendo a rubrica de Defesa a mais beneficiada, com mais de 1.100 milhões de euros adicionais.

Governo da Letónia vai aumentar orçamento na Defesa em 1.100 milhões
Notícias ao Minuto

18:31 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Letónia

O ministro das Finanças, Arvils Aseradens, explicou que o orçamento prevê um gasto de 14,7 mil milhões de euros, para este ano, face aos 12,7 mil milhões que vão ser arrecadados, o que representa um défice de 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O relatório sobre os planos financeiros de médio prazo hoje divulgado pelo Ministério das Finanças da Letónia indica que a rubrica de Defesa será a mais beneficiada, com mais de 1.100 milhões de euros adicionais, o que representa um aumento de 2,2% do PIB em 2022 para 2,8% em 2023.

Questionado sobre as prioridades orçamentais, o primeiro-ministro letão, Krisjanis Karins, insistiu na necessidade de fortalecer a posição do país em matéria de Defesa, enquanto durar a guerra na Ucrânia, para criar um ambiente seguro para investimentos estrangeiros e internos na Letónia.

O chefe de Governo acrescentou que o investimento em Educação e na Ciência representa a terceira maior rubrica orçamental e que o recém-criado Ministério do Clima e Energia vai contribuir para a transformação da economia.

O relatório prevê ainda que o PIB do país báltico contrairá 0,6% este ano.

"Os elevados preços dos recursos energéticos, o aumento dos custos de produção e o enfraquecimento da procura nos mercados externos continuarão a ter um impacto negativo na economia da Letónia no primeiro semestre de 2023, mas a recuperação começará a meio do ano", prometeu o Ministério das Finanças da Letónia.

Leia Também: Kremlin acusa Países bálticos e Polónia de aumentarem tensões da guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório