Presidente da Suíça visita Moçambique a partir de quarta-feira
O presidente suíço, Alain Berset, vai efetuar uma visita de trabalho de três dias a Moçambique, a partir de quarta-feira, para "aprofundar as relações de amizade e cooperação" entre os dois países, anunciou a Presidência moçambicana.

© Getty Images

Mundo Moçambique
"A visita do Presidente suíço ao país surge em resposta ao convite formulado pelo chefe do Estado moçambicano", Filipe Nyusi, refere a Presidência num comunicado, acrescentando que é a "primeira visita que um Presidente da Confederação Suíça efetua a Moçambique".
Filipe Nyusi e Alain Berset deverão falar sobre o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) em curso no país no âmbito dos acordos de paz de 2019, além do "combate ao terrorismo e às mudanças climáticas".
A Suíça presidiu ao Grupo de Contacto, países que acompanharam o diálogo pela paz com vista à assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, firmado em 06 de agosto de 2019, entre o Governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.
Em 2021, a Suíça desembolsou 10 milhões de dólares (nove milhões de euros, no câmbio atual) para um projeto de desenvolvimento inclusivo nas províncias de Nampula e Niassa, no Norte de Moçambique.
O chefe de Estado moçambicano recebeu, em fevereiro de 2018, o título de Doutor 'Honoris Causa' pelo Instituto de Diplomacia e Relações Internacionais de Genebra, Suíça, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol da paz em Moçambique.
Leia Também: Suíça e Alemanha excluem acordo bilateral de solidariedade de gás
Comentários
Regras de conduta dos comentários