Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Suíça e Alemanha excluem acordo bilateral de solidariedade de gás

A Suíça e a Alemanha descartaram hoje um acordo bilateral de solidariedade sobre o gás, preferindo optar par uma "abordagem pragmática" para resolver possíveis problemas de abastecimento suíços, revelou esta segunda-feira o governo helvético.

Suíça e Alemanha excluem acordo bilateral de solidariedade de gás
Notícias ao Minuto

23:49 - 16/01/23 por Lusa

Economia Crise/Energia

No âmbito da reunião anual do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, o ministro da Energia suíço, Albert Rösti, reuniu-se com o vice-chanceler alemão e ministro federal da Economia e Clima, Robert Habeck.

Devido à tensa situação internacional de abastecimento de energia, devido à invasão russa da Ucrânia, os ministros discutiram desafios comuns de segurança energética, revelou o Departamento Federal Suíço de Energia (DETEC), em comunicado.

A Suíça não possui capacidade significativa de armazenamento de gás no seu solo e é altamente dependente dos países vizinhos.

Por isso, Berna procura há meses negociar acordos bilaterais de "solidariedade" com a Alemanha e Itália, focados em gerir dificuldades de abastecimento e situações de crise.

Durante a reunião em Davos, os dois ministros "concordaram que as questões pendentes no campo do gás também podem ser resolvidas a nível técnico e que, portanto, não era necessário concluir um acordo bilateral de solidariedade entre a Alemanha e a Suíça", explicou o DETEC.

"O trabalho entre a Agência de Rede Federal Alemã e a organização de crise suíça continua. Este caminho pragmático alcançará o mesmo objetivo", referiu ainda.

O ministro suíço Albert Rösti também abordou este assunto em conferência de imprensa após o encontro.

"Entendemos o pedido alemão" e "tomamos nota", garantiu, segundo divulgou a agência de notícias suíça ATS.

Leia Também: Emissões de jatos privados quadruplicaram durante Fórum Económico Mundial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório