Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Mais de dois mil mineiros participam em operações de resgate na Turquia

Cerca de 2.100 mineiros juntaram-se às operações de busca das vítimas presas nos escombros provocados pelos dois terramotos que devastaram segunda-feira o sudeste da Turquia, que provocaram pelo menos 3.500 mortos e 22.000 feridos no país, foi, esta terça-feira, divulgado.

Mais de dois mil mineiros participam em operações de resgate na Turquia
Notícias ao Minuto

17:15 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

Os trabalhadores pertencem a empresas estatais ou privadas, anunciou o Ministério da Energia, citado pela agência noticiosa Anadolu.

Outros 500 mineiros serão transportados de avião para as zonas mais atingidas onde vão participar nas operações de resgate sob a coordenação da Afad, a agência turca para as situações de emergência.

Até ao momento, foram resgatadas cerca de 8.000 pessoas entre os escombros dos milhares de edifícios que ruíram na sequência dos sismos de magnitude superior a 7 na escala de Richter que abalaram o sudeste da Turquia e que também provocaram pelo menos 1.500 vítimas mortais na Síria.

Um homem que se encontrava entre os escombros foi resgatado na província turca de Kahramanmaras, onde se registou o epicentro do primeiro terramoto de segunda-feira às 01:17 (hora de Lisboa), a que se seguiu outro forte abalo nove horas mais tarde.

Os trabalhos de busca das vítimas foram dificultados por problemas logísticos, incluindo cortes de eletricidade e interferências nas comunicações, a par das baixas temperaturas registadas na região.

O Governo turco decretou o estado de emergência por três meses nas dez províncias afetadas pelo desastre natural, o mais grave na Turquia desde o sismo de 1939 em Erzincan, leste da Turquia, que provocou mais de 32.000 mortos.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou, esta terça-feira, que vão ser destinados cinco mil milhões de euros em ajuda de emergência para essas regiões.

Também assinalou que cerca de 50.000 pessoas participam nas operações de resgate.

Dez barcos da Marinha e 26 aviões militares estão envolvidos nas operações de resgate dos feridos.

Erdogan indicou ainda que as vítimas das zonas devastadas, onde vivem cerca de 13 milhões de pessoas, vão ser retiradas de forma ordenada, e que serão em parte realojadas em instalações turísticas.

Erdogan agradeceu a ajuda material e humana enviada por 70 países e 14 organizações internacionais.

O balanço provisório aponta para mais de cinco mil mortos na Turquia e na Síria após os sismos.

Segundo uma estimativa hoje avançada pela Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas afetadas pelos terramotos que atingiram o sudeste da Turquia e o norte da Síria pode chegar aos 23 milhões.

Leia Também: Turquia. ACNUR sublinha que epicentro do sismo foi em zona de refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório