Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Organização denuncia "detenção ilegal e abusiva" na Guiné-Bissau

A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denunciou hoje a "detenção ilegal e abusiva" de um cidadão guineense, residente em Nhacra, arredores de Bissau, após alegadas críticas ao primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

Organização denuncia "detenção ilegal e abusiva" na Guiné-Bissau
Notícias ao Minuto

10:14 - 07/02/23 por Lusa

Mundo LGDH

"A LGDH registou com bastante indignação a detenção abusiva e arbitrária de Filinto Vaz Vieira vulgarmente conhecido por Sadna", refere a organização não-governamental de defesa dos direitos humanos, num comunicado divulgado na rede social Facebook.

Segundo a LGDH, que cita familiares, Filinto Vaz foi "raptado por um grupo de homens armados" em 26 de janeiro e desde então "permanece detido" na Esquadra da Polícia do Bairro Militar "num regime de total incomunicabilidade com os familiares e o seu advogado".

"A detenção terá sido ordenada pelo primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam na sequência das críticas que lhe foram feitas pela vítima nas redes sociais", refere a organização não-governamental, citando familiares.

A LGDH salienta que depois de 11 dias de "detenção ilegal e abusiva", Filinto Vaz Vieira "ainda não foi apresentado a nenhum magistrado do Ministério Público, muito menos a juízes de instrução criminal, numa clara violação de todas as normas processuais".

"Perante mais uma tentativa de silenciamento das vozes críticas, a LGDH condena com toda a veemência este ato abusivo e arbitrário e exige a libertação imediata de Filinto Vaz Vieira", pode ler-se no comunicado.

Leia Também: Guiné-Bissau. Presidente avisa Governo para cumprir data das legislativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório