Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

CE propõe ajuda financeira de 100 milhões à Macedónia do Norte

A Comissão Europeia (CE) propôs conceder empréstimos de 100 milhões de euros à Macedónia do Norte, país candidato à União Europeia (UE), para ajuda financeira entre 2023 e 2024, face à recessão económica causada pela guerra na Ucrânia.

CE propõe ajuda financeira de 100 milhões à Macedónia do Norte
Notícias ao Minuto

00:00 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"Depois da ofensiva militar da Rússia contra a Ucrânia, a balança comercial do país deteriorou-se rapidamente devido à sua alta dependência de importações de combustível e eletricidade", afirmou o executivo comunitário em comunicado hoje divulgado.

A proposta de assistência financeira, que tem de ser aprovada pelos Estados-Membros e pelo Parlamento Europeu, acompanha um programa de apoio de dois anos, celebrado entre a Macedónia do Norte e o Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê que o país receba até um máximo de 530 milhões.

O programa também vincula a implementação de reformas na Macedónia do Norte, nas áreas da execução orçamental, política tributária, gestão de investimentos públicos, ambiente de negócios, transparência na ajuda pública, eficiência energética, reforma judicial e combate à corrupção.

As negociações para a adesão do país à UE começaram em julho de 2022, após dois anos de bloqueio pela oposição da vizinha Bulgária.

Esses fundos juntam-se a ajudas que a Macedónia do Norte recebeu entre 2020 e 2021 como parte de um pacote de ajuda financeira acordado em 2020 pela UE para ajudar dez países candidatos a unirem-se, e a vizinhos do bloco para enfrentar a pandemia.

Leia Também: Bulgária pode cortar projetos com Macedónia do Norte após crimes de ódio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório