Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Ancara prepara evacuações. "Queremos tirar pessoas de forma controlada"

O governo turco anunciou, esta segunda-feira, que, a partir de terça-feira, vai organizar uma retirada controlada das zonas mais devastadas pelos fortes sismos que deixaram mais de 1.600 mortos no país e milhares de edifícios inabitáveis.

Ancara prepara evacuações. "Queremos tirar pessoas de forma controlada"
Notícias ao Minuto

18:34 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

"Os que quiserem sair com seus próprios veículos e pelos próprios meios podem sair. Queremos tirar as pessoas da região [terça-feira] de forma controlada", disse o vice-presidente turco, Fuat Oktay.

Segundo os dados da Presidência turca, 3.741 edifícios foram destruídos ou danificados nas dez províncias do sudeste da Turquia mais afetadas pelo terremoto de magnitude 7,8, que ocorreu por volta das 04:17 locais (01:17 em Lisboa) e que foi seguido por cerca de 145 réplicas, uma delas de magnitude 7,6, às 10:24 locais (07:24 em Lisboa).

As autoridades de Ancara informaram também que, apesar de terem sido registadas fissuras em algumas albufeiras e barragens nas zonas mais afetadas, não se verificam danos estruturais, embora estas infraestruturas continuem a ser monitorizadas.

Também foi descartado o risco de 'tsunami' na costa mediterrânea da Turquia.

O governo turco anunciou, por outro lado, que as escolas das dez províncias mais afetadas vão estar encerradas até 13 de fevereiro.

O serviço de emergência turco, Afad, informou que 9.700 equipas de resgate estão a participar no trabalho de localização e assistência às vítimas.

Muitos outros países anunciaram igualmente o envio de equipas de busca e salvamento para ajudar as locais nas operações de socorro.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje de manhã que 2.470 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros.

O trabalho de busca e salvamento está a ser dificultado pelas baixas temperaturas e pelos nevões dos últimos dias.

Na província de Kahramanmaras, onde ocorreu o epicentro do primeiro terremoto, uma mulher de 18 anos foi encontrada viva 12 horas após o sismo, e em Diyarbakir, um homem foi resgatado após ficar preso durante 14 horas, relatou a agência noticiosa estatal turca Anadolu.

Leia Também: Sobe para mais de 2.600 o número de vítimas mortais no sismo na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório