Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Brasil oferece "ajuda humanitária" aos afetados pelo terramoto na Turquia

O governo brasileiro disse hoje que acompanha com grande preocupação as consequências do devastador terramoto que atingiu principalmente a Turquia e na Síria, deixando pelo menos 2.300 mortos, e ofereceu ajuda humanitária aos milhares de afetados.

Brasil oferece "ajuda humanitária" aos afetados pelo terramoto na Turquia
Notícias ao Minuto

16:15 - 06/02/23 por Lusa

Mundo Sismo na Turquia

"O Governo brasileiro manifesta sua solidariedade e as mais sinceras condolências aos povos da Turquia e da Síria e às famílias das vítimas", refere uma nota do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

"Por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas, o Governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto", acrescentou o documento.

Segundo o Governo brasileiro, não há até ao momento notícia de brasileiros mortos ou feridos devido ao sismo, mas as embaixadas do Brasil em Ancara e Damasco, bem como o consulado-geral do Brasil em Istambul estão acompanhando os desenvolvimentos no terreno.

Nas redes sociais, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também se pronunciou sobre o sismo frisando que seu país "expressa sua solidariedade aos povos dos dois países, às famílias das vítimas e a todos os que perderam suas casas nesta tragédia".

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o tremor de terra registou uma magnitude de 7,8 e sentiram-se dezenas de réplicas.

O sismo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia e próximo da fronteira com a Síria, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

O tremor de terra atingiu o sudeste da Turquia e a Síria e é considerado o maior desde 1939. O tremor de 7,8 de magnitude também se fez sentir no Líbano, Chipre, Israel e Jordânia.

Leia Também: Sismo na Turquia. Chanceler alemão expressa condolências e "envia ajuda"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório