Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Escritor Salman Rushdie fala pela primeira vez após "ataque colossal"

Foi esfaqueado mais de dez vezes em agosto do ano passado, durante uma palestra pública no Chautauqua Institute, em Nova York. Ficou cego do olho direito e com uma mão debilitada.

Escritor Salman Rushdie fala pela primeira vez após "ataque colossal"
Notícias ao Minuto

16:48 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Salman Rushdie

Em agosto do ano passado, Salman Rushdie foi esfaqueado uma dezena de vezes num ataque durante uma palestra pública que se preparava para dar em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em consequência disso, perdeu a visão de um dos olhos e o uso de uma das mãos. 

Agora, numa entrevista à New Yorker, publicada esta segunda-feira, o escritor revela que tem sofrido de pesadelos desde o "colossal ataque" do ano passado e detalhou como a sua vida mudou desde o incidente. Além de ter perdido 18 quilos e a visão do olho direito, revela ter problemas em dormir.

"Há pesadelos - não exatamente do incidente, mas medo", referiu, acrescentando, no entanto, que aparentam estar a "diminuir". "Estou bem. Sou capaz de me levantar e de andar. Quando digo que estou bem, o que significa é que há partes do meu corpo que precisam de ser observados pelo médico constantemente. Foi um ataque colossal", admitiu.

O escritor contou ainda ter vindo a sofrer de sintomas de stress pós-traumático e que o incidente afetou a sua criatividade com as palavras. "Tenho sentido uma grande dificuldade em escrever. Sento-me para escrever e nada acontece. Escrevo, mas é uma combinação de branco e porcaria, coisas que escrevo e apago nesse mesmo dia. Ainda não estou a totalmente bem", recordou.

Sobre a parte física, Rushdie elaborou que os ferimentos "maiores" já foram curados, que perdeu a sensação em algumas partes da mão, mas que está otimista de que recuperará com o tempo. "Estou a fazer muita fisioterapia para a mão e têm-me dito que tem corrido muito bem", sublinhou.

Não consegue usar o computador devido à falta de sensibilidade na ponta dos dedos, mas consegue escrever. "Só escrevo mais devagar. Mas hei-de lá chegar", garantiu.

Antes do ataque, o escritor já tinha décadas de experiência em viver sobre a ameaça de ataque. Depois da publicação do seu romance de 1988 'Os Versos Satânicos', que o há época líder supremo iraniano, Ayatollah Khomeini, tinha emitido uma fatwa a pedir o assassinato de Rushdie.

Embora Rushdie se tenha escondido após a ordem, acabou por viajar livremente durante muitos anos antes deste incidente. 

O escritor tem um novo romance, 'Victory City', a ser lançado esta semana, a 9 de fevereiro. No entanto, o seu agente já confirmou que não haverá nenhuma aparição pública para promover o livro.

O atacante, Hadi Matar, de 24 anos, foi preso e acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e de agressão. Declarou-se inocente e o julgamento deverá ocorrer em 2024.

Leia Também: Novo romance de Salman Rushdie publicado em Portugal no final do ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório