Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Secretário-geral da NATO em Washington para debater Ucrânia e China

O secretário-geral da NATO visita entre terça e quinta-feira os Estados Unidos para uma reunião com o Secretário de Estado e o da Defesa, e a guerra na Ucrânia deverá fazer parte da discussão.

Secretário-geral da NATO em Washington para debater Ucrânia e China
Notícias ao Minuto

10:47 - 06/02/23 por Lusa

Mundo NATO

De acordo com a informação disponibilizada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg vai estar durante três dias nos Estados Unidos da América (EUA), que também faz parte da aliança militar, para uma reunião com Antony Blinken e com Lloyd J. Austin III, assim como o Conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan. Estão também previstos contactos com elementos do Congresso e outros oficiais.

A NATO não divulgou o que vai ser discutido, mas a guerra na Ucrânia deverá ser o principal assunto. Em 24 de fevereiro deste mês faz um ano desde o início da invasão da Federação Russa e é expectável uma intensificação da ofensiva russa nas próximas semanas, pelo que o apoio dos Estados-membros da NATO a Kyiv continua a ser o tópico dominante.

No final de janeiro, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, aprovou o envio de 31 tanques de combate M1 Abrams para a Ucrânia.

A reunião com o Conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA poderá também indicar que o recente escalar da situação com a China vai ser discutido.

No dia 28 de janeiro, um dispositivo que aparentava ser um balão meteorológico sobrevoou várias partes do território dos Estados Unidos, em específico, áreas militares. O Pentágono acredita que foi uma tentativa de espionagem por parte de Pequim, que nega as acusações.

O balão acabou por ser destruído pela Força Aérea dos EUA e Pequim criticou o que considerou ser um exagero em relação a um balão que, sustentam as autoridades chinesas, existia para fins meteorológicos e inadvertidamente entrou no território norte-americano.

Leia Também: NATO e Japão reafirmam apoio a Kyiv através de sanções à Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório