Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Artista italiano 'espalha' esperança entre a destruição na Ucrânia

Conhecido como Tvboy, o artista rumou à Ucrânia com o apoio de uma organização humanitária, deixando a sua 'marca'. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

09:06 - 05/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Um artista italiano ‘espalhou’ esperança através de uma série de murais pintados entre os cenários de destruição em cidades a norte da capital ucraniana, Kyiv.

Conhecido como Tvboy, o artista rumou à Ucrânia com o apoio de uma organização humanitária, deixando a sua ‘marca’ em pontos de ajuda humanitária e edifícios danificados em Kyiv, Bucha e Irpin.

“Apenas visitando a Ucrânia compreendi a força e bravura destas pessoas. Como homenagem às vítimas desta guerra, deixei uma marca da minha passagem pelas ruas de Kyiv, Bucha e Irpin. Cada dia um novo mural”, disse, na rede social Twitter, partilhando um vídeo da sua viagem, com alguns dos murais à mistura.

Mas Tvboy não é o único a ‘espalhar’ esperança. Recorde-se que o artista britânico Banksy também ‘coloriu’ as ruas de cidades destruídas pela guerra com as suas obras, tendo deixado, pelo menos, sete murais na Ucrânia.

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 7.068 civis desde o início da guerra e 11.415 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Percorra a galeria.

Leia Também: 'Cérebro' da remoção de mural de Banksy na Ucrânia pode ir preso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório