Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Cérebro' da remoção de mural de Banksy na Ucrânia pode ir preso

O mural em causa foi, entretanto, recuperado pelas autoridades ucranianas.

'Cérebro' da remoção de mural de Banksy na Ucrânia pode ir preso
Notícias ao Minuto

11:36 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O suspeito de ser o 'cérebro' por detrás da operação de remoção de um mural da autoria do artista britânico Banksy, instalado numa cidade ucraniana, pode enfrentar até 12 anos de prisão se for considerado culpado, de acordo com a informação avançada pelo Ministério do Interior da Ucrânia, aqui citada pela Reuters.

Em causa está uma obra de arte que apresentava uma mulher vestida com um roupão, com uma máscara de gás e acompanhada de um extintor, que foi indevidamente retirada de um muro na cidade de Hostomel, no dia 2 de dezembro, segundo reportado pelas autoridades locais.

Por via do seu site oficial, o Ministério do Interior da Ucrânia adiantou que o homem que se acredita que está por detrás da organização de toda a operação recebeu já uma "notificação de suspeita".

A obra do famoso artista britânico tinha sido avaliada em mais de nove milhões de hryvnia, a moeda ucraniana, o equivalente a cerca de 230 mil euros, revelou ainda o Ministério.

De acordo com a mesma fonte, os "criminosos tentaram transportar este graffiti com a ajuda de tábuas de madeira e polietileno". Ainda assim, devido à "preocupação dos cidadãos, a polícia e outras forças de segurança conseguiram prender os criminosos".

O mural de Banksy foi, entretanto, também recuperado pelas autoridades ucranianas.

De recordar que o artista confirmou a autoria deste mural, bem como de outras seis obras criadas em locais ucranianos que foram atingidos por fortes combates, na sequência da invasão russa sobre o país.

O conflito, que dura há mais de dez meses, causou 17.831 vítimas civis na Ucrânia (6.884 mortos e 10.947 feridos) até ao dia 26 de dezembro, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Leia Também: Já foram detidas 8 pessoas após tentativa para roubar mural de Banksy

Recomendados para si

;
Campo obrigatório