Fim de cobertura
Daniela Carrilho | há 1 mês
Boa noite! Terminamos aqui mais um acompanhamento AO MINUTO sobre o conflito na Ucrânia. Abriremos um novo registo na manhã de segunda-feira. Obrigada por ter estado desse lado!
Ucrânia tem reservas para repelir possível ofensiva russa este mês
Daniela Carrilho | há 1 mês
A Ucrânia espera uma possível ofensiva russa este mês, na sequência do primeiro aniversário da invasão da Rússia na Ucrânia.
No entanto, numa conferência de imprensa, o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, revelou que as tropas de Kyiv têm reservas para conter as forças de Moscovo, embora nem todos os equipamentos militares - anunciados mais recentemente pelo Ocidente - cheguem a tempo deste momento.
Reznikov considerou que este novo ataque seria lançado por razões simbólicas, mas acredita que a Rússia não está pronta para esta ofensiva no que diz respeito à questão militar.
Chefe dos serviços secretos militares vai para ministro da Defesa
Lusa | há 1 mês
O chefe dos serviços secretos militares ucranianos, Kyrylo Budanov, vai substituir Oleksiï Reznikov como ministro da Defesa, anunciou hoje o deputado David Arakhamia.
"A guerra dita os movimentos de pessoal. Os tempos e as circunstâncias obrigam a um reforço e a uma concentração. Isto é o que está a acontecer agora e continuará no futuro", explicou o deputado, sem especificar a data prevista da remodelação ministerial.
A substituição deverá ser antes de uma esperada ofensiva russa e segue-se a escândalos de corrupção envolvendo o gabinete do ministro da Defesa.
Lavrov visita Iraque para parcerias de energia e segurança
Lusa | há 1 mês
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, chegou hoje à noite a Bagdad para se encontrar com líderes iraquianos e discutir a segurança energética e alimentar, no contexto do conflito na Ucrânia.
Lavrov chegou à capital do Iraque a chefiar uma numerosa delegação, integrada por representantes de companhias de petróleo e gás e investidores, informou o porta-voz da diplomacia iraquiana, Ahmed al-Iraq.
O ministro russo vai encontrar-se com o seu homólogo iraquiano, Fouad Hussein, segunda-feira de manhã, e mais tarde vai reunir com o primeiro-ministro, Mohamed Chia al-Soudani, com o Presidente, Abdel Latif Rachid, e com o líder do parlamento, Mohamed al-Halboussi.
Zelensky apela à unidade perante avanço russo no leste da Ucrânia
Lusa | há 1 mês
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje à unidade, perante o avanço da Rússia no leste da Ucrânia, e anunciou um novo passo para "limpar" o inimigo interno "que se juntou" à agressão estrangeira pela retaguarda ucraniana.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou hoje à unidade, perante o avanço da Rússia no leste da Ucrânia, e anunciou um novo passo para "limpar" o inimigo interno "que se juntou" à agressão estrangeira pela retaguarda ucraniana.
Lusa | 20:35 - 05/02/2023
"Genocídio". Primeira-dama ucraniana condena ataques em Kharkiv e Kherson
Daniela Carrilho | há 1 mês
A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, reagiu aos ataques levados a cabo pelas forças russas na manhã deste domingo em Kharkiv e em outras regiões ucranianas, provocando vários mortos e feridos, considerando-os um "genocídio" e "um terror sem sentido".
"Kharkiv e Kherson. Áreas residenciais e hospitais estão a ser bombardeados diariamente. Hoje – uma universidade. Não há lógica militar, apenas o desejo da Federação russa de transformar cidades em ruínas e matar. Isso é genocídio, que deve ser percebido pelo mundo como um terror sem sentido e um mal absoluto", realça a mulher de Volodymyr Zelensky, numa publicação na rede social Twitter.
Oleksiy Reznikov promete "auditorias internas" após casos de corrupção
Lusa | há 1 mês
O ministro ucraniano da Defesa, Oleksiy Reznikov, prometeu hoje realizar "auditorias internas" no seu Ministério, após um escândalo de corrupção ligado ao abastecimento do Exército.
O ministro ucraniano da Defesa, Oleksiy Reznikov, prometeu hoje realizar "auditorias internas" no seu Ministério, após um escândalo de corrupção ligado ao abastecimento do Exército.
Lusa | 16:22 - 05/02/2023
Moscovo diz que Ucrânia planeia operação de bandeira falsa
Daniela Carrilho | há 1 mês
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, este domingo, que a Ucrânia está a planear realizar uma operação de 'bandeira falsa' num próximo, com o objetivo de acusar Moscovo de cometer crimes de guerra.
Segundo o ministério russo, que cita "várias fontes independentes", Kyiv planeia explodir três edifícios médicos e "acusar a Rússia de um alegado 'ataque deliberado' contra objetos civis".
"O bombardeamento das instituições médicas será apresentado como outra 'atrocidade' das tropas russas, exigindo uma resposta da comunidade mundial e acelerando o fornecimento de mísseis de longo alcance à Ucrânia [para serem usados] em ataques em território russo", refere o comunicado do Ministério da Defesa do governo de Putin, citado pelo canal de televisão Aljazeera.
Cerca de 280 mil moradores em Odessa sem eletricidade desde sábado
Lusa | há 1 mês
Cerca de 280.000 pessoas, aproximadamente 40% da população de Odessa, no sul da Ucrânia, está sem eletricidade desde o último sábado, depois de uma falha grave num transformador durante a reparação de uma central elétrica, após um ataque russo.
O primeiro-ministro do país, Denis Shmigal, anunciou a chegada gradual de geradores a partir de outras partes do país para preservar o abastecimento das infraestruturas críticas da cidade e garantir o funcionamento da rede durante as próximas horas.
Saiba mais, aqui.
Entra hoje em vigor embargo ao diesel oriundo da Rússia
Lusa | há 1 mês
Entra hoje em vigor o embargo à importação de óleo diesel russo e outros produtos petrolíferos refinados imposta pela União Europeia (UE), para reduzir a dependência energética de Moscovo, como sanção pela invasão da Ucrânia.
Entra hoje em vigor o embargo à importação de óleo diesel russo e outros produtos petrolíferos refinados imposta pela União Europeia (UE), para reduzir a dependência energética de Moscovo, como sanção pela invasão da Ucrânia.
Lusa | 16:42 - 05/02/2023
Ministro da Defesa critica "relutância" do Ocidente em entregar caças
Lusa | há 1 mês
O ministro da Defesa da Ucrânia criticou hoje a "relutância" ocidental em entregar caças de combate ao seu país, por medo de uma escalada do conflito com a Rússia, uma incerteza que, segundo ele, "custará mais vidas".
O ministro da Defesa da Ucrânia criticou hoje a "relutância" ocidental em entregar caças de combate ao seu país, por medo de uma escalada do conflito com a Rússia, uma incerteza que, segundo ele, "custará mais vidas".
Lusa | 16:21 - 05/02/2023
"Não assassinarei Zelensky". A promessa de Putin a Bennett
Notícias ao Minuto | há 1 mês
O antigo primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, revelou, numa entrevista divulgada no sábado, ter levado o presidente russo, Vladimir Putin, a prometer que não assassinaria o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Intermediário nas primeiras semanas do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, Bennett foi dos primeiros líderes ocidentais a visitar o chefe de Estado russo em Moscovo, em março do ano passado. Em cinco horas de entrevista, publicada no sábado, o antigo chefe do Governo de Israel revelou ter questionado Putin quanto à sua intenção de matar Zelensky, assegurando que o levou a prometer que não o faria.
Sobe para 5 o número de feridos em Kharkiv. Universidade atingida
Daniela Filipe | há 1 mês
O número de feridos do ataque levado a cabo pelas forças russas na manhã deste domingo em Kharkiv subiu para cinco, segundo o The Kyiv Independent.
O mesmo meio indica que uma universidade ficou muito danificada, como poderá ver nas imagens abaixo.
Artista italiano 'espalha' esperança entre a destruição na Ucrânia
Daniela Filipe | há 1 mês
Um artista italiano ‘espalhou’ esperança através de uma série de murais pintados entre os cenários de destruição em cidades a norte da capital ucraniana, Kyiv.
Conhecido como Tvboy, o artista rumou à Ucrânia com o apoio de uma organização humanitária, deixando a sua ‘marca’ em pontos de ajuda humanitária e edifícios danificados em Kyiv, Bucha e Irpin.
Percorra a galeria aqui.
"A Rússia não parará se não perder. Continuará a investir no terrorismo"
Daniela Filipe | há 1 mês
O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, apontou, no sábado, que o “terrorismo” russo se propagará pela Europa, caso Moscovo saia vitorioso no conflito com a Ucrânia, de forma “mais ousada”. O responsável considerou ainda que qualquer ameaça por parte de funcionários russos não passa de “uma confirmação da intenção de cometer assassinatos em massa”.
“A Rússia não parará se não perder. Continuará a investir no terrorismo na Europa. Fá-lo-á ainda com mais ousadia. Interferirá nas eleições, matará rivais políticos. Surtos de separatismo tornar-se-ão uma regra. É este o mundo em que quer viver? É assim que o ‘mundo russo’ é”, atirou, através da rede social Twitter.
Leia a história completa aqui.
Rússia atacou 7 regiões ontem, causando pelo menos 5 mortos e 12 feridos
Daniela Filipe | há 1 mês
Ataques levados a cabo pelas forças russas no sábado provocaram pelo menos cinco mortos e 12 feridos nas regiões de Dnipropetrovsk, Donetsk, Lugansk, Kharkiv, Kherson, Mykolaiv, e Zaporijía, avança o The Kyiv Independent.
O mesmo meio adianta que três pessoas morreram em Bakhmut, enquanto uma pessoa perdeu a vida em Yampil, citando informações divulgadas pelo governador regional, Pavlo Kyrylenko.
Pelo menos 3 feridos após ataques em Kharkiv
Daniela Filipe | há 1 mês
Pelo menos três pessoas ficaram feridas após um ataque levado a cabo pelas forças russas em Kharkiv, esta manhã de domingo, conforme avançou o governador da região, Oleh Syniehubov, citado pelo The Kyiv Independent.
Dois mísseis S-300 terão sido usados no ataque, segundo o mesmo meio.
Bakhmut está "cada vez mais isolada". Forças russas avançam "devagar"
Daniela Filipe | há 1 mês
O Ministério da Defesa britânico apontou, este domingo, que a cidade de Bakhmut está "cada vez mais isolada", perante as investidas das forças russas de tomar aquela região do Donbass.
Ainda que Moscovo esteja a avançar "devagar", o organismo revelou que "as duas principais estradas" que dão às forças ucranianas acesso à cidade estão, provavelmente, "ameaçadas".
“No início da semana, as forças paramilitares do Grupo Wagner provavelmente tomaram uma rota subordinada que liga Bakhmut à cidade de Siversk", complementou, rematando que "Bakhmut está cada vez mais isolada”.
Canadá enviou primeiro tanque Leopard 2
Lusa | há 1 mês
O Canadá enviou o primeiro dos seus prometidos tanques de guerra Leopard 2 para a Ucrânia no sábado, anunciou a ministra da Defesa, Anita Anand.
Um avião da Força Aérea canadiana "descolou de Halifax com o primeiro tanque de guerra Leopard 2 que vamos doar à Ucrânia", disse a ministra numa publicação na rede social Twitter.
"O Canadá está solidário com a Ucrânia e continuaremos a fornecer às Forças Armadas ucranianas o equipamento de que precisam para vencer", acrescentou a ministra.
Alemanha garante que não haverá ataque à Rússia com armas ocidentais
Lusa | há 1 mês
O chanceler alemão afirmou hoje, em entrevista, existir "um consenso" com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de que as armas fornecidas pelo Ocidente não devem ser utilizadas para ataques em território russo.
"Há um consenso sobre este ponto", afirmou Olaf Scholz ao semanário Bild am Sonntag, sobre a decisão dos aliados da Ucrânia de fornecer tanques e foguetes de longo alcance.
Na quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que "os tanques alemães estão a ameaçar novamente" a Rússia, estabelecendo um paralelo entre a operação militar russa na Ucrânia e a guerra contra as forças nazis, no 80.º aniversário da vitória soviética sobre os exércitos de Hitler em Estalinegrado.
"As palavras [de Putin] fazem parte de uma série de comparações históricas absurdas que utiliza para justificar o ataque à Ucrânia", comentou Olaf Scholz, ao Bild.
Para recordar
Daniela Filipe | há 1 mês
- Canadá aplica sanções contra desinformação e propaganda pró-Kremlin. O Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano adicionou na sexta-feira à sua 'lista negra' 38 pessoas e 16 empresas russas acusadas de desinformação e divulgação de propaganda relacionada com o Kremlin, no contexto da invasão russa da Urânica.
- Sunak "focado" em garantir equipamento militar na frente de guerra. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, falou telefonicamente com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no sábado, concordando, mais uma vez, sobre a importância da comunidade internacional acelerar a assistência à Ucrânia.
- "Acidente significativo". Meio milhão de pessoas sem energia em Odessa. O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou no sábado que "a situação é difícil". A "escala do acidente é significativa, é impossível restaurar rapidamente o fornecimento de energia, em particular para a infraestrutura crítica", disse.
- Polónia já está a treinar tropas ucranianas para conduzirem os Leopard 2. O ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak, afirmou que a Polónia já começou a treinar soldados ucranianos em solo polaco para conduzirem os tanques Leopard 2 que vários países anunciaram que vão entregar ao exército ucraniano.
Início de cobertura
Daniela Filipe | há 1 mês
Bom dia. Iniciamos mais um acompanhamento AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. Poderá recordar o registo de sábado através da ligação abaixo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.
Notícias ao Minuto | 07:27 - 04/02/2023
Comentários
Regras de conduta dos comentários