Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Balão-espião? Interrompidas chegadas e partidas em 3 aeroportos dos EUA

Administração Federal de Aviação avança que os voos de e para o Aeroporto Internacional de Wilmington, Aeroporto Internacional de Myrtle Beach e Aeroporto Internacional de Charleston foram interrompidos.

Balão-espião? Interrompidas chegadas e partidas em 3 aeroportos dos EUA
Notícias ao Minuto

19:31 - 04/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Estados Unidos

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram restrições ao espaço aéreo na costa da Carolina do Norte e da Carolina do Sul. As chegadas e partidas de três aeroportos da região foram interrompidas, este sábado, na sequência do avistamento do balão espião chinês.

Segundo o órgão regulador da aviação civil americana (FAA), este é um "esforço de segurança nacional".

A CBS News avança que os voos de e para o Aeroporto Internacional de Wilmington, Aeroporto Internacional de Myrtle Beach e Aeroporto Internacional de Charleston foram interrompidos e o "espaço aéreo adicional" foi fechado.

Fontes governamentais dos EUA admitiram hoje a possibilidade de abater o alegado balão espião chinês que está a sobrevoar o país e o tráfego aéreo já foi restringido em pelo menos três aeroportos.

Entretanto, o Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou estar a "tratar" do assunto, sem confirmar qual será a medida assumida pelos EUA.

"Vamos tratar disso", limitou-se a dizer quando questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de as autoridades norte-americanas poderem vir a abater o balão chinês, que Washington admite ser um engenho de vigilância.

Contudo, uma fonte militar citada pela agência noticiosa Associated Press (AP) disse que o Governo norte-americano tem em cima da mesa a opção de derrubar o balão logo que este se encontre sobre o Oceano Atlântico, para onde se está a dirigir.

Biden tem discutido com as autoridades militares as possíveis opções para esta questão, desde que o balão foi avistado pela primeira vez a sobrevoar os Estados Unidos da América (EUA), na passada terça-feira.

Leia Também: Caso de balão-espia a sobrevoar EUA é pretexto para "difamar a China"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório