Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Médico norte-americano morre durante voluntariado em Bakhmut

Pete Reed "estava a ajudar ativamente na evacuação de civis ucranianos quando o seu veículo foi atingido por um míssil".

Médico norte-americano morre durante voluntariado em Bakhmut
Notícias ao Minuto

22:14 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O médico Pete Reed, veterano da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) e voluntário na Ucrânia, morreu, na quinta-feira, enquanto prestava assistência a civis em Bakhmut, na região de Donetsk. A informação foi avançada por dois grupos de ajuda médica com os quais Reed trabalhou e pela sua família.

Segundo a organização sem fins lucrativos Global Response Medicine (GRM), que o médico co-fundou em 2017, Reed, de 33 anos, estava na Ucrânia desde janeiro.

“Pete foi a base da GRM, servindo como presidente da organização durante quatro anos. Em janeiro, afastou-se da GRM para trabalhar com a Global Outreach Doctors na sua missão na Ucrânia e foi morto enquanto prestava ajuda”, lê-se num comunicado publicado na rede social Twitter.

Já Andrew Lustig, fundador e presidente da Global Outreach Doctors EUA, adiantou que o médico “estava a ajudar ativamente na evacuação de civis ucranianos quando o seu veículo foi atingido por um míssil em Bakhmut, Ucrânia, a 2 de fevereiro de 2023”.

“A morte de Pete sublinha a devastação que a guerra tem causado a civis inocentes, e destaca a importância da ajuda humanitária e médica para as comunidades afetadas. A GoDocs está empenhada em realizar este trabalho em todo o mundo em honra de Pete”, afirmou citado pela estação norte-americana CBS News.

O médico começou a trabalhar como paramédico em 2012, após o furacão Sandy ter atingido o seu estado natal de Nova Jersey, provocando a morte a mais de 200 pessoas. Depois, fez voluntariado no Iraque e no Afeganistão.

Leia Também: Adesão à UE? "A Ucrânia está a caminhar para o seu objetivo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório