Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Adesão à UE? "A Ucrânia está a caminhar para o seu objetivo"

Sobre o estado da guerra no país, o presidente ucraniano afirmou que "a situação na linha da frente continua a ser muito difícil".

Adesão à UE?  "A Ucrânia está a caminhar para o seu objetivo"
Notícias ao Minuto

21:23 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta sexta-feira, que a “Ucrânia está a caminhar para o seu objetivo” e que o país já está a “falar como membro da comunidade europeia”.

No dia da 24.ª cimeira UE-Ucrânia, realizada em Kyiv e que contou com a presença de altos funcionários europeus, o chefe de Estado ucraniano afirmou que foram feitos “acordos bastantes específicos” sobre como a Ucrânia “ficará ainda mais próxima da União Europeia”.

“Esta noite podemos dizer que a Ucrânia está a caminhar para o seu objetivo. Preservámos a liberdade ucraniana. Estamos a proteger os valores da Ucrânia. E vamos alcançar os objetivos do nosso Estado. Os objetivos europeus do nosso Estado”, destacou na sua habitual comunicação diária ao país, citado pela Presidência da Ucrânia.

Zelensky acrescentou que o país já fala como “membro da comunidade europeia” e que está a “trabalhar para resolver” a adesão à UE.

Sobre o estado da guerra no país, o presidente ucraniano afirmou que “a situação na linha da frente continua a ser muito difícil, especialmente na região de Donetsk”, mas fez questão de deixar um agradecimento a “todos os soldados que resistem à dura pressão dos ocupantes e que cumprem clara e completamente a tarefa de defender” o país.

“Mesmo em condições tão difíceis como as atuais na linha da frente, trazem boas notícias à Ucrânia”, destacou.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: "Juntos contra o terror". Zelensky agradece novo pacote de ajuda dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório