Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Espanha. Restaurante usava 'truque' para cobrar 4,5€ por água "oferecida"

Uma lei em vigor no país define que os restaurantes não podem cobrar por água não engarrafada.

Espanha. Restaurante usava 'truque' para cobrar 4,5€ por água "oferecida"
Notícias ao Minuto

17:11 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um restaurante em Espanha está debaixo de fogo devido a um 'truque' para cobrar aos clientes água, não embalada, que deveria ser servida de forma gratuita - uma obrigação de acordo com uma lei, aprovada em abril do ano passado, para estabelecimentos hoteleiros e de restauração.

Tal como conta o jornal ABC, a denúncia foi feita pela associação espanhola FACUA-Consumidores en Acción (Consumidores em Ação) e visa o restaurante La Olma de Pedraza, em Segóvia, que cobrava 4,5 euros por servir água da torneira.

Segundo a denúncia apresentada pela associação ao Serviço Territorial de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castela e Leão, o estabelecimento oferecia água da torneira aos clientes, mas depois cobrava por servi-la.

Na ementa, no site, entre outros itens a cobrar, estava "serviço da água da torneira (por pessoa)", embora a água fosse "oferecida".

A 16 de janeiro, a associação enviou uma carta ao restaurante para retirar esta cobrança da ementa online e, devido "à falta de resposta", denunciou a situação, para que fossem tomadas "medidas", uma vez que o restaurante estava a "cobrar as clientes o serviço de água da torneira".

A associação entende que ao afirmar que "a água é dada" e que, por isso, "o que se cobra é o facto de encher o copo e trazê-lo à mesa", supõe "uma interpretação distorcida" da lei pela empresa.

A lei impõe que os estabelecimentos do setor hoteleiro e da restauração têm "sempre" de oferecer "aos consumidores, clientes ou utentes dos seus serviços, a possibilidade de consumir gratuitamente água não engarrafada e complementar à oferta do mesmo estabelecimento".

Assim, desde a entrada em vigor deste regulamento, os estabelecimentos hoteleiros "não podem cobrar aos consumidores a água da torneira".

Leia Também: Tom passou 10 anos acorrentado. Cão foi salvo e está agora para adoção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório