Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia. Dois comboios com ajuda humanitária chegaram à linha de frente

Dois comboios de camiões com ajuda humanitária para 18 mil pessoas chegaram a áreas de Donetsk e Zaporijia, que estão na linha da frente dos combates, mas permanecem sob controlo ucraniano, anunciou hoje uma agência da ONU.

Ucrânia. Dois comboios com ajuda humanitária chegaram à linha de frente
Notícias ao Minuto

12:42 - 03/02/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Cerca de trinta comboios com ajuda humanitária organizados pelo Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) já foram enviados para a Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, declarou hoje o porta-voz da agência da ONU, Jens Laerke.

A ajuda humanitária foi prestada em conjunto pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um primeiro comboio com seis camiões com água, medicamentos e suprimentos de emergência chegou na terça-feira à área de Toretsk, localizada a 10 quilómetros da frente de batalha, na província de Donetsk, no leste do país, onde ainda permanecem 15 mil pessoas.

O segundo carregamento de ajuda humanitária com medicamentos, materiais para a construção de abrigos, 'kits' de primeiros socorros e outros suprimentos de sobrevivência chegou na quinta-feira à área de Hulyaipole, na província de Zaporijia, onde vivem 3.000 pessoas.

Este comboio também transportou medicamentos específicos para as pessoas mais vulneráveis, como doentes com pneumonia, idosos e crianças.

Nesta área, a população não tem eletricidade nem abastecimento de água potável desde março passado.

Para Laerke, a dureza do inverno no leste da Ucrânia torna muito urgente a chegada de ajuda humanitária a esta parte do país.

Questionado sobre um possível plano de contingência do OCHA para uma possível ofensiva russa, o porta-voz reiterou que a prioridade neste momento é entregar o máximo de ajuda possível aos locais mais próximos da frente de batalha.

Leia Também: Sirenes antiaéreas soaram em Kyiv antes do início da cimeira com UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório