Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Chade inaugura primeira embaixada em Israel

O presidente chadiano, Mahamat Idriss Déby Itno, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, inauguraram hoje a primeira embaixada do país africano no Estado judaico, momento que o líder israelita descreveu como "histórico".

Chade inaugura primeira embaixada em Israel
Notícias ao Minuto

10:57 - 02/02/23 por Lusa

Mundo Chade

"Hoje inaugurei a Embaixada do Chade em Israel (...). Um momento histórico que amadureceu após anos de contactos. Juntos levaremos as nossas relações a novos patamares" comentou Netanyahu na sua conta do Twitter.

"Estamos a reforçar a nossa amizade e os nossos interesses comuns na busca da paz, segurança e prosperidade", disse Netanyahu no evento, de acordo com o seu gabinete de imprensa.

A representação diplomática está localizada na cidade de Ramat Gan, perto de Telavive, uma área onde a maioria das embaixadas de países da comunidade internacional estão normalmente localizadas em Israel.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, encontrou-se com o Presidente chadiano na sede do Governo de Israel para discutir "desafios de segurança comuns, com enfoque na luta contra o terrorismo", anunciou o Ministério da Defesa numa declaração.

Gallant também destacou a importância de reduzir a influência do Irão e do Hezbollah na região africana do Sahel, como "chave para assegurar a estabilidade e impedir a exportação do terrorismo", acrescentou o ministério.

"Gostaria de felicitar o Presidente do Chade pela importante decisão de abrir uma embaixada no Estado de Israel. O diálogo que tivemos hoje reflete os ventos crescentes de mudança que podem ser vistos nos Acordos de Abraão e que estão também a soprar para o continente africano", comentou Gallant.

Os Acordos de Abraão normalizaram as relações de Israel com os Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Marrocos em 2020 sob os auspícios dos EUA, os primeiros países árabes a restabelecerem laços diplomáticos com o Estado judeu depois do Egito e da Jordânia.

O Chade e Israel restabeleceram as relações diplomáticas no início de 2019 durante uma visita a Jerusalém do ex-Presidente Idriss Déby, pai do atual líder chadiano.

O Estado africano de maioria muçulmana tinha tido laços com Israel no passado, mas reduziu o nível das relações diplomáticas com o Estado judeu após a ocupação dos territórios palestinianos em 1967. Em 1972, cortou oficial e completamente a relação.

Leia Também: Forças israelitas matam mais dois palestinianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório