Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Forças israelitas matam mais dois palestinianos

As tropas israelitas mataram hoje dois palestinianos, um deles na Cisjordânia ocupada e outro em Jerusalém Leste, de acordo com as autoridades palestinianas.

Forças israelitas matam mais dois palestinianos
Notícias ao Minuto

16:21 - 01/02/23 por Lusa

Mundo Cisjordânia

O Ministério da Saúde palestiniano identificou o homem morto na Cisjordânia como Aref Abdel Nasser Lahlouh, de 20 anos. O Exército israelita declarou que o homem carregava uma faca e foi alvejado após tentar atacar um soldado num posto militar.

Paralelamente, durante uma operação em Jerusalém Leste, um adolescente palestiniano foi morto a tiro após exibir o que as forças de segurança israelitas disseram ser uma arma falsa. O Ministério da Saúde palestiniano precisou que Mohammed Ali, de 17 anos, foi morto no campo de refugiados de Shuafat.

A polícia de Israel declarou que cerca de 300 oficiais e soldados entraram no campo de refugiados de Shuafat para demolir a casa de Uday Tamimi, que supostamente matou um soldado israelita num posto de controlo de Jerusalém no ano passado.

Israel diz que tais demolições impedem futuros ataques, enquanto os palestinianos e os grupos de direitos humanos dizem que punem injustamente pessoas que não estiveram envolvidas na violência.

Estas foram as mais recentes mortes na onda de violência que não dá sinais de diminuir entre Israel e os palestinianos. A violência ocorre num momento de tensões em torno do novo Governo de Israel, considerado o mais à direita na história de Israel.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, o ultranacionalista Itamar Ben-Gvir, prometeu hoje continuar as suas visitas aos locais sagrados de Jerusalém, apesar dos apelos da Jordânia para que Israel mantenha o frágil equilíbrio nesta zona.

As mortes de hoje elevaram para 20 o número de palestinianos mortos pelas forças de segurança israelitas este ano. Quase 150 palestinianos foram mortos no ano passado na Cisjordânia e em Jerusalém Leste.

A tensão está elevada há meses, já que Israel vem realizando incursões noturnas para proceder a detenções na Cisjordânia, motivadas por uma série de ataques palestinianos contra israelitas na primavera passada.

Cerca de 30 pessoas foram mortas em Israel por palestinianos em 2022.

Leia Também: Forças israelitas matam palestiniano em Hebron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório