Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia russa apreende cartazes contra a guerra de artista com 77 anos

A polícia russa apreendeu hoje os cartazes pacifistas de uma artista, com 77 anos, um dia depois da inauguração da sua exposição em São Petersburgo, indicou o partido oposicionista Iabloko que tinha acolhido o evento nas suas instalações.

Polícia russa apreende cartazes contra a guerra de artista com 77 anos
Notícias ao Minuto

21:38 - 01/02/23 por Lusa

Mundo São Petersburgo

Inaugurada na terça-feira à noite nas instalações locais deste partido, a exposição era constituída por 20 cartazes e quadros criados entre 2014 e 2022 por Elena Ossipova, conhecida como "a consciência de São Petersburgo" e opositora às guerras.

Hoje, "a polícia apreendeu os quadros pacifistas de Elena Ossipova", indicou o Iabloko, em comunicado.

Os polícias foram ao local, afirmando que tinham recebido um alerta de bomba, segundo a mesma fonte.

O relatório policial, citado no comunicado, indica que a polícia "descobriu nas paredes imagens gráficas desenhadas em telas e cartão, que continham provavelmente informações falsas sobre as forças armadas russas".

Entre os cartazes apreendidos estava um designado como 'Os Olhos da Consciência', com o rosto de uma menina com olhos grandes e uma frase em baixo do cartaz, escrita em russo e ucraniano, a dizer "Mamã, tenho medo da guerra".

O regime do presidente russo, Vladimir Putin, aumentou a repressão dos seus detratores, no seguimento da invasão da Ucrânia pelos militares russos, iniciada há cerca de um ano.

Entre as novidades repressivas está a lei que prevê até 15 anos de prisão para qualquer publicação de informação sobre os militares russos considerada "falsa".

Desde há anos que Ossipova é conhecida como uma feroz opositora da política de Putin e de qualquer conflito armado.

Ela saiu à rua com um cartaz pacifista pela primeira vez em 2002, depois da tomada de reféns no teatro moscovita Doubrovka por combatentes chechenos.

Desde então, raras são as ações de protesto em São Petersburgo que se desenrolam sem a sua presença.

Interpelada pela polícia por várias vezes, costuma ver os seus cartazes apreendidos.

Leia Também: AO MINUTO: "Principais batalhas" por vir; Espanha quer enviar 5 Leopard

Recomendados para si

;
Campo obrigatório